A Escola Municipal Professora Tereza Maria Leal, localizada no bairro de Porto Escalvado, recebeu a visita da Fábrica de Leitores, uma experiência de educação imersiva que incentiva o processo de alfabetização e letramento por meio da fantasia.
A Fábrica de Leitores nasceu a partir da abordagem criativa de ensino, desenvolvida pela Platô Cultural denominada "Aventuras de Aprendizagem", em que teatro imersivo, arte e novas tecnologias se entrelaçam com metas educacionais e impacto social.
Trata-se de uma metodologia em que o estudante é envolvido num mundo ficcional em que é o protagonista, reconhecendo o seu potencial criativo enquanto avança na sua trajetória educacional.
A diretora da escola, Valíria Caviglia, menciona sobre como foi receber o Projeto A Fábrica de Leitores.
“Foi uma experiência única, abrindo portas para o despertar do imaginário infantil, possibilitando que os alunos interagissem com a história. Alunos e adultos ficaram encantados”, destaca a diretora.
Mais informações sobre a dinâmica da atividade está na matéria publicada no site da prefeitura: www.navegantes.sc.gov.br
Saiba mais sobre a Fábrica de Leitores:
O professor(a) da turma participante recebe um livro de literatura para ser trabalhado ao longo da semana anterior da atividade. No dia anterior à experiência, ele retoma a atividade do livro, porém, para sua surpresa, percebe que surgiram elementos novos na história - como se ela tivesse sido invadida por personagens novos e estranhos à narrativa do livro. Na última página do livro há uma misteriosa carta, com o pedido de socorro destes “personagens invasores”.
A turma encontra o tabuleiro através de um jogo de caça ao tesouro e a experiência termina sem que o professor permita que eles abram a caixa, deixando um mistério no ar.
No dia seguinte, ao retornar para a escola, eles encontram a sua sala de aula transformada, a caixa do jogo aberta com um imenso tabuleiro disposto no chão da sala.