quarta, 24 de julho de 2024
Geral
17/06/2024 | 16:59

Balneário Camboriú terá a maior Casa do Autista da América Latina

A Prefeitura de Balneário Camboriú inaugura, no dia 28, o Complexo Neurossensorial Casa do Autista. A apresentação pública do centro especializado acontece às 10 horas na Alameda Delfim de Pádua Peixoto, s/ n. – Bairro dos Municípios – com solenidade aberta à comunidade e visitação orientada. A iniciativa conta com investimentos de mais de R$ 6,75 milhões.
 
Projetado para atender gratuitamente a população autista infantil residente na cidade, bem como os núcleos familiar e escolar dela, pela integração de projetos, programas e serviços, o Complexo Neurossensorial Casa do Autista é um centro público especializado no diagnóstico e no tratamento do Transtorno do Espectro Autista com capacidade para 200 crianças/dia. “Estamos proporcionando à comunidade autista o maior jardim neurossensorial da América Latina e serviços promotores de inclusão e maior qualidade de vida”, destaca o prefeito Fabrício Oliveira, acrescentando que um robô interativo, operado por inteligência artificial, também fará parte da rotina inclusiva local.
 
Com base no método terapêutico chamado Análise do Comportamento Aplicada (ABA), conhecido como ‘aprendizagem sem erro’ – cuja ênfase reside no reforço dos comportamentos positivos –, o Complexo Neurossensorial Casa do Autista vai oferecer, num espaço de 3,8 mil m², por meio de uma abordagem integrada, diagnóstico, atendimento multiprofissional, medicina integrativa, formação para pais e responsáveis, capacitação para a rede escolar, centro de convivência e centro de altas habilidades. “O autismo não é um limitador, mas o preconceito sim. Ele restringe a forma de olhar o autista e o que pensamos sobre suas capacidades”, pondera o prefeito Fabrício Oliveira.
 
Para isso, além de consultórios, áreas administrativas e laboratórios, o complexo dispõe de espaços inovadores e inclusivos como: o jardim e a sala sensorial, voltados à estimulação dos sentidos (paladar, audição, tato, visão e olfato); a sala psicomotricidade e a minicidade, promotoras de experiências orgânicas, cognitivas, sociais e afetivas; e as salas temáticas Lego, Gamer, Toy Story, Mundo e Jurássica, planejadas para facilitar a percepção da funcionalidade das estruturas oferecidas. Recursos em tecnologia aplicada também devem auxiliar as atividades desenvolvidas no local. Mesa interativa, robótica, tecnologia snoezllen e neuromodulação são alguns desses itens.
 
Funcionamento
Os serviços prestados vão contemplar moradores de Balneário Camboriú com idades entre 3 e 12 anos que apresentarem diagnóstico de autismo nível 1 ou 2 pela equipe da Casa do Autista no contraturno escolar mediante cadastro na rede municipal de saúde. Psicologia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, Nutrição, Assistência Social, Assistência Jurídica, Intervenção Pedagógica, Educação Física e Psiquiatria estão entre as áreas disponíveis.
 
Todos os profissionais que vão atuar no local, nos diferentes níveis, passam por capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) – condição necessária para compor a equipe e promover a abordagem integrada e qualificada a ser implementada no complexo.

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS