quarta, 24 de julho de 2024
Geral
17/06/2024 | 10:27

Mais de 20 mil profissionais foram contratados por operadores logísticos em 2023

Neste mês de junho, em que celebra-se o Dia da Logística (06/06), a Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) divulgou um levantamento anual que destaca a contratação de mais de 20 mil profissionais pelos operadores logísticos em 2023. Somente a Bravo Serviços Logísticos, empresa membro da ABOL, foi responsável pela abertura de mais de 1.400 novos postos de trabalho no ano passado. 
 
Este aumento significativo nas contratações, reflete o crescimento contínuo do setor de transportes no Brasil, que de janeiro a novembro de 2023, gerou um total de 106.683 empregos, conforme o Boletim de Conjuntura Econômica da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Adicionalmente, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, registraram 70,5 mil vagas abertas no Transporte Rodoviário de Cargas ao longo do ano.
 
Entre as contratações realizadas em 2023, 71,4% foram destinadas à área operacional, evidenciando a alta demanda por profissionais diretamente envolvidos nas atividades logísticas. Em seguida, o setor administrativo e os departamentos de logística e intralogística também registraram um número significativo de novos colaboradores, refletindo a necessidade de apoio e gestão eficiente nas operações.
 
O levantamento da ABOL também revela um cenário otimista para 2024. De acordo com a pesquisa, 85,7% das companhias consultadas, que oferecem serviços de transporte, movimentação e armazenagem, pretendem abrir novas vagas no próximo ano. Este dado sublinha a confiança no setor e a necessidade de continuar expandindo a força de trabalho para atender à crescente demanda.
 
A Bravo é um exemplo claro deste crescimento e da necessidade constante de novas contratações. Presente em diversos estados brasileiros, a empresa possui estruturas modernas e tecnológicas, com equipamentos de movimentação de última geração e equipes altamente treinadas e qualificadas. Atualmente, a Bravo conta com mais de 4.000 colaboradores e opera uma frota de mais de 1.000 caminhões, atendendo às principais empresas do setor agroquímico do país e com filiais estrategicamente localizadas.
 
"No ano de 2023 temos a satisfação de dizer que a Bravo atingiu o número de mais de 1.400 contratações referente a aumento de quadro, distribuídos em todos os níveis hierárquicos. Destas contratações, 70% foram destinadas ao quadro fixo e 30 % foram vagas temporárias. Esta expansão de negócios se deve à grande contribuição na Economia Brasileira das empresas que oferecem serviços de transporte e armazenagem. Neste ano, já estamos nos preparando para o atendimento da Safra e os processos seletivos das nossas Unidades Operacionais já estão a todo vapor. Nossos processos seletivos têm como base o alinhamento cultural entre o candidato e a Bravo, e o atendimento das habilidades técnicas requeridas nas vagas. Temos como premissa, fomentar um ambiente inclusivo, de aprendizados mútuos e com desafios a serem superados. Promovemos o desenvolvimento das nossas pessoas, atingindo o foco principal, que sempre foi e será, o compromisso com os nossos clientes.", afirma Ana Tomé - Gerente de Gente e Gestão da Bravo e que ocupa o cargo de Diretora de Capital Humano da ABOL.
 
Com a comemoração do Dia da Logística, é importante reconhecer os desafios e as oportunidades que este setor enfrenta. A expansão das operações logísticas no Brasil tem sido impulsionada pela modernização das infraestruturas e pelo aumento da demanda por serviços de transporte e armazenagem. O levantamento da ABOL e os depoimentos de líderes do setor sugerem um 2024 promissor, com a abertura de novas vagas e a continuidade do crescimento robusto.
 
"O crescimento do setor logístico é crucial para o desenvolvimento econômico do Brasil. Investimentos contínuos em tecnologia, infraestrutura e qualificação profissional são essenciais para manter a competitividade e a eficiência das operações logísticas. Empresas como a Bravo exemplificam o compromisso com a inovação e a excelência operacional, contribuindo para o fortalecimento do setor. Estamos dedicados a criar um ambiente de trabalho que não apenas promove o desenvolvimento profissional de nossos colaboradores, mas que também assegura que nossos serviços atendam aos mais altos padrões de qualidade e eficiência", destaca Marcos Vilela Ribeiro, CEO da Bravo Serviços Logísticos.
 
 
________________________________________
 
 
Sobre a Bravo Serviços Logísticos
 
A Bravo Serviços Logísticos começou sua jornada de atuação em 1997. Ao longo de sua trajetória, buscou aprimorar os processos e operações, se especializou no atendimento logístico para o mercado agrícola e se tornou referência em serviços eficientes de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas. Com sede em Uberaba (MG), conta com filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão. Para mais informações, acesse: www.bravolog.com.br 

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS