quarta, 24 de julho de 2024
Cultura
13/06/2024 | 17:23

BC: Biblioteca Municipal Machado de Assis recebe exposição Paisagens

A exposição “Paisagens – o que vibra na linha do horizonte?”, do artista visual Pedro Gottardi, pode ser visitada até 8 de julho na Biblioteca Municipal Machado de Assis, em Balneário Camboriú, com entrada gratuita.
 
Na exposição, aberta dia 5 de junho, estão gravuras, objetos, pintura e instalações. O trabalho faz parte da pesquisa de doutoramento de Pedro, na linha de processos artísticos contemporâneos. A temática é a natureza e o caminhar à beira-mar como procedimento artístico. “Nessas caminhadas, eu acabo me envolvendo com a natureza e tentando sempre olhar para a linha do horizonte, que, na realidade, não existe. E, nesse olhar, penso como enxergar o limite entre o mar e o céu. É um olhar para dentro e, ao mesmo tempo, para fora. Eu parto da perspectiva de que existe uma linha do horizonte e que essa linha do horizonte, às vezes, também se torna um ponto de fuga, um momento de introspecção, de repensar a própria vida”, conta o artista.
 
Para criar as obras que estão expostas em Balneário Camboriú, Pedro coletou materiais como areia, galhos e cascalhos de conchas de algumas praias do município. “Os caules, galhos estão secos, mas repletos de vida, permanecem aqui como modo de elucidar quão importante se é viver, estar vivo, respirando. Eu acredito que meu trabalho possa singelamente dar beleza as coisas que nem sempre são bonitas. É como dar valor a coisas que não têm valor. Por isso me permito, junto da linha do horizonte, ao caminhar, dar luz e vazão a encontros, sejam eles com pessoas, plantas, horizontes”, disse o artista na abertura da exposição.
 
Localizada na Terceira Avenida, esquina com a Rua 2500, a Biblioteca Municipal Machado de Assis funciona de segunda a sexta-feira. A exposição pode ser visitada das 8h30 às 18h45.
 
Sobre o artista
 
Pedro Gottardi é artista visual, professor, pesquisador e doutorando em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela FURB.

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS