sexta, 21 de junho de 2024
Geral
07/06/2024 | 18:06

Câmara de Camboriú e comunidade surda lançam vídeo que apresenta os bairros da cidade em Libras

Em uma iniciativa inclusiva, a Câmara de Vereadores de Camboriú, juntamente com a comunidade surda da cidade, lança em vídeo os sinais criados para identificar os bairros da cidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este projeto visa promover a inclusão, a acessibilidade e o reconhecimento da diversidade cultural de Camboriú.
 
O vídeo, produzido com a colaboração ativa da comunidade surda, é uma celebração da identidade dos moradores de Camboriú. Cada sinal foi cuidadosamente desenvolvido para refletir as características únicas e a essência de cada bairro, proporcionando uma forma visual e acessível de comunicação que fortalece os laços comunitários. Além disso, um segundo vídeo foi produzido apresentando os sinais dos vereadores da atual legislatura. 
 
Este projeto destaca a contribuição da comunidade surda para a cultura local, reconhecendo e valorizando sua identidade e suas tradições. Os sinais dos bairros foram criados pelo Professor Mestre Charlles Giovany Faqueti, líder da comunidade surda de Camboriú. Os sinais dos vereadores foram elaborados pelo Professor Luis Antônio dos Passos, membro da comunidade surda, e também pelo Professor Charlles. A interpretação foi realizada pela Tradutora Intérprete de Libras (TILSP ) Crislaine de Jesus Silva, que atua na própria Câmara de Vereadores.
 
A criação dos sinais específicos é um passo significativo para a inclusão da comunidade surda, permitindo uma comunicação mais fluida no dia a dia. Este recurso adicional reforça o compromisso com a acessibilidade, facilitando a interação entre os cidadãos. Além disso, o vídeo servirá como ferramenta valiosa para a instrução e o ensino de Libras, tanto para surdos quanto para ouvintes, promovendo a aprendizagem e a sensibilização sobre a importância da Língua de Sinais.
 
"A criação dos sinais é um exemplo inspirador de como podemos construir uma sociedade mais acessível, é mais um passo para chamarmos a atenção para a necessidade de criarmos ferramentas que ajudem no dia a dia das pessoas surdas," afirmou Eduardo Melo Rebello (Dado), Presidente da Câmara.
 
O vídeo ficará disponível nas plataformas digitais da Câmara de Vereadores de Camboriú, incluindo o site oficial, canal do YouTube e as redes sociais. A proposta é que o vídeo possa ser acessado por outras comunidades surdas, pela população em geral e utilizado como ferramenta de ensino nas escolas. A Câmara de Vereadores de Camboriú convida a todos para acessar seus canais digitais, conferir e contribuir com a  divulgação das produções. 
 
https://www.camaracamboriu.sc.gov.br/imprensa/noticias/0/1/2024/3024 

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS