quinta, 20 de junho de 2024
Meio Ambiente
07/06/2024 | 16:54

Educação abre Semana do Meio Ambiente com plantio de árvores, inauguração de horta e apresentações teatrais

A Secretaria de Educação abriu oficialmente a Semana do Meio Ambiente 2024. O palco central dos eventos desta terça-feira (04) foi o Centro de Educação Infantil (CEI) Padre Jacob, do bairro São Vicente. Entre as ações, houve plantio de árvores, inauguração de horta e apresentações teatrais, com a participação de crianças e famílias.
 
“Desde o início do ano a unidade está trabalhando essas questões ambientais com os pequenos. Desenvolveram o projeto da horta e com a revitalização da unidade, as crianças pediam muito por sombra no parquinho, então, solicitamos ao Instituto Itajaí Sustentável (INIS) que prontamente nos atendeu com a doação de duas mudas de árvores, cujos plantios realizamos hoje nesta linda parceria entre família e escola”, frisou a supervisora de Educação Ambiental, Adriana Bandeira.
 
As espécies plantadas nos parquinhos do Centro de Educação Infantil foram uma Gabiroba e uma Cereja do Rio Grande. Ana Julia Ferreira Batista, de 4 anos, ajudou no plantio e no fornecimento de água para as árvores. “Eu acho muito legal e agora vamos ter que cuidar para elas crescerem bem fortes e ficarem iguais às outras árvores que a gente vê por aí”, disse.
 
As crianças também participaram com suas famílias do momento teatral com a mediadora Fátima Bernardes, que contou a história “A Árvore sem Folhas”, de Fernando Afonso. O ponto alto do espetáculo é o momento em que as crianças são convidadas a dar vida para a árvore e colocam corações com palavras de motivação para a espécie que agora ganhou cor, amor, abraço, respeito, carinho, luz... No espaço também foi possível conferir uma amostra dos trabalhos ambientais desenvolvidos pelas crianças ao longo do ano.
 
“Todo esse trabalho é de extrema importância para a conscientização dos alunos que aprendem, desde pequenos, a cuidar, proteger e valorizar o meio ambiente”, disse a analista ambiental do INIS, Patrícia Paiva de Souza.
 
Por fim, as famílias foram convidadas a realizarem os plantios na horta escolar, que recebeu cebolinha, salsinha, tomate cereja, cenoura e rabanete, inicialmente cultivados em suas casas.
 
“As crianças levaram para casa as sementes e deram início ao cultivo como uma forma de envolverem as famílias neste processo. Hoje, ao chegarem aqui na nossa unidade, a gente percebeu mudas já bem desenvolvidas e que logo ganharão ainda mais vida na nossa horta escolar. A partir de agora, uma turma ficará responsável, por mês, para os cuidados com esse nosso novo espaço”, informou a diretora do CEI, Adriana Paula Moraes Bahr.
 
Letícia Capistrano da Silva, de 5 anos, estava acompanhada da mãe, Sara Regina Capistrano da Silva, e realizou o plantio de tomates cerejas. “Foi maravilhoso participar de todo esse processo, porque juntas, em casa, demos início a esse trabalho de cultivo, cuidados. A Letícia todos os dias se preocupava em dar água e colocar a plantinha no sol. O resultado veremos daqui alguns dias”, contou Sara.
 
A horta ainda recebeu morangos, que foram doados pelo Horto Municipal, e pés de jabuticaba e acerola, ofertados por um amigo da escola. Um pé de buganvília, árvore símbolo de Itajaí, também foi plantado no espaço.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS