quarta, 19 de junho de 2024
Geral
07/06/2024 | 09:58

Penha inaugura sua primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no dia 13 de junho

A cidade de Penha ganhará, no dia 13 de junho, sua primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE.). A inauguração da estrutura representará um novo capítulo na história da cidade rumo ao desenvolvimento sustentável. Essa conquista, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e a concessionária Águas de Penha, representa um salto histórico no saneamento básico, beneficiando diretamente a qualidade de vida da população e impulsionando o crescimento socioeconômico da cidade.
 
A ETE Gravatá se configura como a primeira estação de tratamento de esgoto da história de Penha, abrindo caminho para um futuro mais saudável e ambientalmente responsável. A estação terá capacidade para tratar o esgoto de 16.600 metros de rede coletora, beneficiando inicialmente 1.298 residências do bairro Gravatá.
 
Equipada com tecnologia de última geração, a ETE Gravatá utiliza o sistema MBBR/IFAS (Biológico Aeróbio), garantindo alta eficiência na remoção de matéria orgânica (92%), fósforo e nitrogênio. Isso significa que o esgoto tratado poderá ser devolvido aos rios e ao mar de forma segura, sem comprometer a qualidade da água e preservando o meio ambiente.
 
A estrutura é apenas o primeiro passo em direção à universalização do saneamento básico em Penha. A Águas de Penha tem o compromisso de expandir o sistema de coleta e tratamento de esgoto para todo o município, proporcionando mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para a população. “Investir em saneamento básico é investir em saúde pública. O tratamento de esgoto é fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Sem saneamento, o desenvolvimento do município é comprometido, impactando a saúde pública e o meio ambiente”, afirma a presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb.
 
A estação contribuirá para a despoluição dos rios e do mar, protegendo a biodiversidade local e promovendo a qualidade de vida da população. “Nosso objetivo é universalizar o acesso ao saneamento básico em Penha, proporcionando mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para a população”, destaca Reginalva Mureb.
 
Para o prefeito Aquiles da Costa, a ETE é resultado de muita luta e de uma soma de esforços. “Saneamento básico representa saúde pública, balneabilidade nas nossas praias, valorização imobiliária, qualidade de vida. Estamos muito felizes em dar mais um passo rumo ao desenvolvimento da nossa amada Penha”, finaliza.
 
Informações importantes:
 
A ligação dos imóveis à rede coletora deve ser feita de forma gradual e com autorização da concessionária;
 
Nem todas as ruas beneficiadas nesta etapa entrarão em operação de forma imediata;
 
Aguarde o comunicado oficial da concessionária para agendar a ligação do seu imóvel à rede coletora.

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS