quarta, 19 de junho de 2024
Saúde
06/06/2024 | 09:54

Sábado, dia 8, será Dia D vacinação em Camboriú

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), informa que sábado, dia 8, será o Dia D Vacinação Poliomielite no município. O público alvo são crianças menores de cinco anos de idade. A ação será realizada das 9h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e também na Policlínica, localizado na Rua Porto Alegre, nº 698, bairro Centro. Para ser imunizado é necessário ter em mãos um documento com CPF, carteira de vacinação e cartão do SUS.
A intenção da campanha é garantir que a doença continue erradicada no Brasil, principalmente após o país ter recebido a classificação de alto risco para reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) no ano passado, em especial devido à queda nos índices de cobertura vacinal nos últimos anos, principalmente entre 2019 e 2022. 
O evento contará com diversas atividades de saúde disponíveis para a comunidade nas UBSs. A Secretaria de Saúde disponibilizará brinquedos infláveis na Policlínica e também nas UBSs. Profissionais da Saúde também realizarão pinturas faciais e brincadeiras com as crianças, além de outras atividades de autocuidado e lazer.
As vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP). O enfermeiro e coordenador do DVE, Thiago Vilcinskas, frisa que parte da importância da campanha é decorrente do processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS