quarta, 19 de junho de 2024
Geral
06/06/2024 | 09:47

Penha: Voluntários realizam mutirão de limpeza na Praia Vermelha

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, será realizado um mutirão de limpeza na praia Vermelha, nesta sexta-feira (07/06), a partir das 9 horas. A ação é uma iniciativa da Veolia, empresa responsável pela coleta de resíduos no litoral Norte da região, e da Prefeitura Municipal de Penha.
 
O objetivo é engajar parceiros e as comunidades locais na proteção e conservação das praias, a ação visa promover e incentivar práticas sustentáveis de manejo de resíduos. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), no Brasil, anualmente, cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos são despejados em rios e mares. A faixa de areia e a orla são identificadas como fontes significativas de resíduos que vazam para o mar, com 80% do lixo marinho originado no ambiente terrestre.
 
“Recebemos o convite da Veolia e prontamente aderimos a ação. Convidamos toda a comunidade para participar desse momento tão bacana em prol da nossa Praia Vermelha”, pontua o Secretário de Turismo, Cléber Neumann.
 
Aproximadamente 30 voluntários deverão participar do mutirão. Os materiais são, em sua maioria, recicláveis, como garrafas de plástico, vasilhames de vidro, eletrodomésticos e placas de trânsito. Os materiais serão encaminhados prioritariamente para a reciclagem, e os rejeitos serão destinados nos CGRs (Centro de Gerenciamento de Resíduos) de Brusque, administrado pela Veolia.
 
Todos os participantes estarão devidamente equipados com roupas e equipamentos especiais para a coleta de resíduos. Além disso, serão fornecidos itens de proteção e hidratação durante a atividade, reforçando a importância da segurança e do bem-estar de todos os participantes.
 
“Essa ação busca não apenas limpar as praias, mas também conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis. A participação ativa da comunidade é essencial para reduzir o impacto dos resíduos sólidos no ecossistema marinho e contribuir para um futuro mais limpo e sustentável”, destaca o Diretor Regional da Veolia na Região Sul, Hanokh Yamagishi.
 
Para participar, basta realizar a inscrição via formulário online.

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS