quarta, 19 de junho de 2024
Saúde
04/06/2024 | 15:24

Penha inicia aplicação da nova vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (5)

A partir desta quarta-feira (5), a Secretaria de Saúde de Penha inicia a imunização contra a covid-19 atualizado para a variante XBB 1.5, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A vacinação é feita com o imunizante da Moderna aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicado prevenção da Covid-19 em crianças a partir de 6 meses de idade e em adultos do grupo prioritário.
 
Para as crianças 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinada ou com esquema vacinal incompleto, a vacinação é considerada de rotina, fazendo parte do Calendário Nacional de Vacinação Infantil.
 
“Para as crianças que nunca receberam dose de vacina, o esquema recomendado é o de duas doses, sendo que a segunda dose deve ser aplicada quatro semanas após a primeira. Já as crianças com três doses, recomenda-se uma dose da monovalente”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaine Luci Spricigo.
 
Além das crianças, pessoas com 60 anos ou mais de idade, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ilpi e ri), e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade menores de 18 anos, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, também podem se vacinar.
 
“O esquema vacinal dos outros grupos depende para cada caso, de acordo com a especificidade do grupo ou de quantas doses já tomou anteriormente. A orientação será dada no momento da vacinação”, pontua Jaine.
 
As UBS’s do Nossa Senhora de Fátima, Cohab, Santa Lídia, Mariscal e São Cristóvão funcionam das 08h às 17h, e as UBS’s Central, Gravatá e Armação funcionam em horário estendido: das 07h às 19h.

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS