sexta, 21 de junho de 2024
Saúde
03/06/2024 | 18:12

Doe sangue, salve vidas: Você conhece a campanha do Junho Vermelho?

Você sabia que sua doação de sangue pode salvar até quatro pessoas? Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, em uma doação, cada pessoa pode doar, no máximo, 450 ml de sangue. Essa quantidade é capaz de salvar a vida de até quatro pessoas. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio Núcleo de Ampliado de Saúde da Família (NASF), aderiu a Campanha do “Junho Vermelho”, que é o mês alusivo ao incentivo à doação de sangue. O município de Camboriú geralmente realiza idas quinzenais de voluntários para o HEMOSC, em Blumenau, de até 13 doares, acompanhados por um técnico de enfermagem.
 
Mas neste mês, Camboriú irá realizar quatro idas para o HEMOSC. Os interessados em participar em doar, podem realizar um cadastro através do link: bit.ly/3qlKzIq. Ao serem inscritos, os moradores entram em uma lista para receberem o chamado. Além das idas ao HEMOSC, as equipes Estratégia de Saúde da Família de Camboriú (ESF) irão realizar trabalhos de conscientização nas salas de esperas das Unidades Básicas de Saúde do município (UBS) e entregarão matérias informativos sobre a importância da doação de sangue.
 
Quem pode doar sangue?
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal e ambos devem portar documentação;Ter no mínimo 50kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro).

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS