sexta, 21 de junho de 2024
Educação
01/06/2024 | 09:56

Seminário apresenta pesquisas científicas em educação especial de Santa Catarina

Inclusão escolar de crianças com autismo, mercado de trabalho para pessoas com deficiência, avaliação escolar de crianças surdas e organização de eventos acessíveis. Estes são alguns dos temas abordados nos mais de 30 projetos científicos em andamento na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), órgão do Governo do Estado que se prepara para a 4ª edição do Seminário de Projetos Técnicos e Científicos do Núcleo de Estudos e Pesquisa, que ocorre em 16 de agosto deste ano no campus da instituição, em São José.
 
Com inscrições para submissão de trabalhos abertas até 10 de junho, o Seminário irá apresentar os principais projetos em andamento realizados por profissionais da FCEE e das mais de 240 instituições especializadas conveniadas em todo o estado.
 
“Será uma grande oportunidade para conhecer o universo das pesquisas sobre Educação Especial em andamento em Santa Catarina, com o diferencial que são feitas por profissionais atuantes na área, que aliam teoria e prática”, destaca a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite, lembrando que Santa Catarina é uma referência nacional quando se fala sobre educação de pessoas com deficiência. “Promover a pesquisa científica na Educação Especial permite avanços e mais qualidade nos atendimentos ao público, que é o grande objetivo do nosso trabalho”.
 
Variedade de temas
 
“Este seminário será de grande importância, pois será uma oportunidade de compartilhar as produções científicas que estão sendo desenvolvidas no âmbito da Fundação e também em conjunto com instituições parceiras, como a UFSC e Udesc”, destaca a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas (Nespe) da FCEE, a doutora em educação Grazielle Franciosi da Silva, que fará a abertura do evento com a palestra: A importância de projetos de pesquisa científica e produção técnica.
 
Grazielle destaca que as pesquisas em andamento abrangem uma variedade de temáticas, que beneficiarão a comunidade e também as 240 instituições especializadas conveniadas com a FCEE “Temos pesquisas no campo do ensino e aprendizagem, em que falamos de inclusão escolar, da importância da qualificação do atendimento educacional especializado. Temos também no campo da reabilitação cognitiva, fisioterápica e estimulação precoce de crianças de 0 a 6 anos com atraso no desenvolvimento global. Há ainda pesquisas na área da tecnologia assistiva e produções técnicas, como a que se refere a iniciação ao mundo de trabalho das pessoas com deficiência”, elenca a coordenadora do Nespe.
 
A supervisora enfatiza ainda que muitas das pesquisas tiveram reconhecimento. “Tivemos estudos premiados, outros publicados em periódicos científicos e também apresentados em seminários e congressos internacionais”, destaca.
 
Grande parte do reconhecimento nacional da FCEE na área da educação especial vem das inúmeras pesquisas realizadas, feitas por seus colaboradores e também em conjunto com universidades parceiras.
 
O Núcleo de Estudos e Pesquisas (Nespe) da FCEE tem como objetivo instituir um ambiente propício para o desenvolvimento dos grupos de estudo, pesquisas científicas e produções técnicas interdisciplinares voltados às pessoas com deficiências, transtorno do espectro autista, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, atraso global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
 
IV Seminário de Projetos Técnicos e Científicos
 
Com o tema Compartilhamento de saberes: diálogos e proposições, o IV Seminário de Projetos Técnicos e Científicos da FCEE ocorre no dia 16 de agosto no campus da FCEE, em São José, das 8h às 17h, com previsão de 30 trabalhos a serem apresentados.
 
Serviço:
Evento: IV Seminário de Produção Científica e Técnica NESPE-FCEE
Local: Auditório da FCEE e sala 10 e/ou 11 da GECAE – Campus FCEE – Rua Paulino Pedro Hermes, 2785 – Bairro Nossa Senhora do Rosário – São José/SC
Data: 16/08/2024 das 8h às 17h
Período de inscrição: até 15/08/2024 às 17h.
Mais informações: www.fcee.sc.gov.br
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS