sexta, 21 de junho de 2024
Geral
28/05/2024 | 19:36

Agência japonesa JICA avalia projetos de prevenção a desastres para Santa Catarina e discute novas parceria

Foto: Airton Fernandes/Ascom SDC
 
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), coronel BM Fabiano de Souza, o secretário da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Edgard Usuy, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), juntamente com equipe técnica, se reuniram nesta terça-feira, 28, com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para discutir ações de mitigação e prevenção aos desastres.
 
“Estamos iniciando conversas sobre possíveis estudos e parcerias futuras para novas obras mapeadas pelo Governo de Santa Catarina. A visita da JICA é o primeiro passo para outras obras de mitigação no estado”, disse Ana Colombo, diretora de obras e projetos especiais da SDC.
 
Por parte da JICA estiveram presentes Kumiko Takemori, vice-diretora do Departamento da América Latina da JICA Matriz, Issei Aoki, representante sênior do escritório da JICA em Brasília, e Caroline Tomo, coordenadora de projetos do escritório da JICA em Brasília.
 
O objetivo da JICA também é acompanhar a execução do Plano de Gestão de Riscos da Bacia do Rio Itajaí, além de estreitar laços de parceria entre as instituições. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), localizado na sede da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, em Florianópolis.
 
“Com o retorno da JICA a Santa Catarina, a intenção é que novos estudos e medidas de proteção sejam implementadas. Com isso, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil busca sempre estar um passo à frente no quesito segurança da população catarinense, melhorando cada vez mais a mitigação, principalmente nas regiões que são mais afetadas, como o Vale do Itajaí”, enfatizou o secretário de Estado, coronel BM Fabiano de Souza.
 
A agenda de visitas e reuniões da JICA começou na segunda-feira, 27 de maio. Os representantes da JICA visitaram a Foz da Bacia do Rio Itajaí, bem como os municípios de Itajaí e Navegantes, que têm previsão de obras baseadas no estudo da agência japonesa. A agenda incluiu ainda uma visita à Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Itajaí e ao Porto de Itajaí, onde puderam conhecer os locais onde serão feitas as obras incluídas no programa de governo estadual Proteção Levada a Sério.
 
Sobre a JICA
 
A JICA é uma Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento socioeconômico dos países. A Companhia atua em mais de 150 países.
 
Com estratégias e estudos, a JICA atua em Santa Catarina há mais de 10 anos, enviando peritos japoneses para auxiliar os pesquisadores catarinenses com estudos em diversas áreas.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS