quinta, 20 de junho de 2024
Meio Ambiente
27/05/2024 | 09:14

Parque Estadual Rio Canoas completa 20 anos nesta segunda

Foto: Adrio Centeno/IMA
 
O Parque Estadual Rio Canoas (Paerc) é uma Unidade de Conservação administrada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, e está localizada em Campos Novos, no Oeste de Santa Catarina. Com uma área total de 1.228,7 hectares.
 
O parque oferece trilhas ecológicas, paisagens exuberantes, abriga boa parte das riquezas naturais catarinenses e completa seus 20 anos de existência na segunda-feira, 27.
 
A área correspondente ao Parque Estadual Rio Canoas foi adquirida pela empresa Campos Novos Energia S/A (Enercan) e doada ao Estado de Santa Catarina como compensação ambiental decorrente da implantação da Usina Hidrelétrica em Campos Novos. A criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Parque Estadual Rio Canoas, se deu por meio do decreto Nº 1.871, de 27 de maio de 2004.
 
A unidade está situada no Distrito do Ibicuí, município de Campos Novos. Na data de sua criação, a área total do Parque era de 1.067,8592 hectares, com uma área de 65,3960 hectares correspondente à área de preservação permanente (APP) com faixa de 100 metros a partir da cota altimétrica de inundação (660 m), do reservatório da Usina Hidrelétrica de Campos Novos (UHE Campos Novos) em sua margem direita, perfazendo área total 1.133,2552 hectares.
 
Em 2 de outubro de 2020, foi adquirida uma nova área, anexa à já existente, de 95 hectares, a qual foi doada ao Parque por meio de compensação ambiental da empresa EDP Energias do Brasil. Atualmente a Unidade de Conservação Parque Rio Canoas conta com uma área total de 1.228,7 hectares.
 
Estudos apontam que boa parte das riquezas naturais de Santa Catarina está abrigada no Parque Rio Canoas, que pertencente ao bioma Mata Atlântica, e tem por finalidade proteger a biodiversidade em um ecótono, que é uma faixa de transição entre o ecossistema da Floresta Estacional Decidual (FED) e a Floresta Ombrófila Mista (FOM) formada por araucária (Araucaria angustifolia), xaxim (Dicksonia sellowiana), imbuia (Ocotea porosa), cedro (Cedrela fissilis) e demais espécies arbóreas.
 
O Parque Rio Canoas também serve de abrigo para diversas espécies da fauna, desde cervídeos (Mazama sp.) a felinos, dentre eles o gato-maracajá (Leopardus wiedii), gato-mourisco (Puma yagouaroundi) e a onça-parda (Puma concolor). São espécies que fazem parte de uma paisagem exuberante, formada por paredões rochosos e cânions, predominando a presença de cactos, como o Ora-pro-nóbis (Parodia linkii).
 
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública, e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades pode ser realizado de forma on-line neste link.
 
Os contatos com a equipe do Parque Estadual Rio Canoas também podem ser feitos pelo telefone (49) 98818-7363 ou pelo e-mail: riocanoas@ima.sc.gov.br
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS