quinta, 20 de junho de 2024
Geral
24/05/2024 | 18:00

Prefeitura de Itajaí e SENAI fazem parceira para qualificar mais de 900 estudantes da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria de Educação, e o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - firmaram contrato na última quinta-feira (23) para viabilizar a qualificação profissional de mais de 900 estudantes do ensino fundamental. Desde 2018, o SENAI, em parceria com o Município de Itajaí, oferece cursos profissionalizantes a estudantes da rede municipal dos 7º, 8º e 9º anos, no contraturno escolar. 
 
O Projeto de Iniciação Profissional Ano 2024 tem como objetivo a formação técnica e comportamental dos jovens e, dentre os valores comportamentais, são trabalhadas atitudes que promovem a boa convivência, empatia, bem-estar, solidariedade e otimismo no ambiente escolar, familiar e da comunidade. 
 
Durante o curso, os alunos aprendem sobre Introdução a Comunicação e Postura Profissional, Saúde e Segurança no Trabalho, Introdução ao Empreendedorismo e Inovação I e II, Introdução aos Princípios de Mecânica, Introdução a Informática, Robótica e Jogos Digitais, Introdução em instalações Elétricas Prediais, Introdução em Automação Residencial Básica, e Introdução à Moda. 
 
O ato de assinatura do contrato contou com a participação da secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso; da gerente Executiva da FIESC Regional Foz do Itajaí e Vale do Itajaí Mirim, de Silvana Meneghini; da Comercial FIESC Regional Foz do Itajaí e Vale do Itajaí Mirim, Luciana Vanessa Vier; e do diretor Executivo da Secretaria Municipal de Educação Paulo, Sérgio Cabral. 
 
O projeto contempla 30 turmas, totalizando 900 alunos. As aulas são ministradas no período matutino e vespertino, no SENAI de Itajaí, com previsão de término em 6 de dezembro de 2024.
 
A secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos. "É um investimento em pessoas. O trabalho do SENAI é impecável no quando o assunto é desenvolver habilidades que vêm ao encontro do que a Base Nacional Comum Curricular preconiza. As famílias, os nossos alunos, nossa equipe e o governo no todo, estão muito satisfeitos com o belo trabalho que é desenvolvido pelo SENAI em parceria com a Secretaria de Educação", afirma.
 
Experimentação e escolha profissional
 
Silvana Meneghini, gerente Executiva da Fiesc Regional Foz do Itajaí e Vale do Itajaí Mirim, ressalta que o projeto permite que os alunos experimentem diferentes profissões e desenvolvam competências técnicas e comportamentais. "Ele favorece escolhas mais seguras de possíveis profissões num futuro próximo", explica. "É um prazer firmar essa parceria com o município e contribuirmos efetivamente com a educação do município de Itajaí."
 
O Projeto de Iniciação Profissional é uma importante iniciativa para a formação dos jovens de Itajaí. “Ao proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecerem diferentes áreas profissionais, o projeto contribui para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, pontua Luciana Vanessa Vier, comercial FIESC Regional Foz do Itajaí e Vale do Itajaí Mirim.
 
 
Como as turmas estão divididas
 
Módulo I: alunos do 7º ano (14 turmas)
Módulo II: alunos do 8º ano (10 turmas)
Módulo III: alunos do 9º ano (6 turmas)

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS