quinta, 20 de junho de 2024
Saúde
24/05/2024 | 09:44

Navegantes inicia campanha de vacinação contra a poliomielite na segunda-feira (27)

A Secretaria de Saúde inicia, na próxima segunda-feira (27), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, cujo público-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade. 
 
Ao todo, 11 unidades básicas de saúde irão ofertar as vacinas. São elas: UBSs Gravatá, Verde Mar, Meia Praia, São Pedro, Central, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvados e Porto das Balsas, São Domingos II. 
 
Em paralelo, as equipes de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, irão até as escolas do município verificar a caderneta de vacinação das crianças em idade vacinal e irão emitir bilhetes para que os pais e responsáveis possam providenciar a atualização dos esquemas vacinais dos jovens. 
 
A intenção da campanha é garantir que a doença continue erradicada no Brasil, principalmente após o país ter recebido a classificação de alto risco para reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) no ano passado, em especial devido à queda nos índices de cobertura vacinal nos últimos anos, principalmente entre 2019 e 2022. 
 
Serão utilizadas nesta campanha as vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP). Segundo o secretário de Saúde, o médico Pablo Sebastian Velho, parte da importância da campanha é decorrente do processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.
 
As salas de vacinação das unidades básicas de saúde funcionam das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, em dias úteis. Nas UBSs Central, Gravatá, Machados e São Paulo, que funcionam no horário estendido, o atendimento pode variar, então recomenda-se entrar em contato com a UBS de referência para saber mais informações. 

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS