quinta, 20 de junho de 2024
Cultura
23/05/2024 | 22:03

Lançada a 2ª temporada da série com poemas audiovisuais para crianças

A Eranos Círculo de Arte lançou, nesta semana, a 2ª temporada de Cine.EMA – poesias audiovisuais para a primeira infância. A série de animação foi criada a partir das poesias do livro Pô!Ema – poesia de criança, da escritora catarinense Sandra Coelho e todos os episódios contam com versão em audiodescrição, o que amplia a acessibilidade ao conteúdo. A nova temporada está disponível no site da Eranos e no YouTube.
 
Sete episódios inéditos de 2 a 3 minutos de duração compõem a temporada. A obra possui ritmo e trilha sonora delicados, sem renunciar da ludicidade, estabelecendo assim o tempo poético na relação com as crianças e adultos cuidadores. Trata-se de uma experiência construída para ser vivenciada desde a primeira infância (crianças de até 6 anos).
 
Dirigida por Sandra Coelho, a série ainda conta com ilustrações e animações de Leandro Maman, trilha sonora original é de Priscila Schaucoski e Bruno Andrade, audiodescrição por Acessu - Acessibilidade Universal, roteiro de audiodescrição por Juniro Formiga, e consultoria de audiodescrição e locução por Ira Vilaronga.
 
“Desde que começamos nossa pesquisa com o público infantil, buscamos explorar junto das crianças aspectos lúdicos da primeira infância, como elas se relacionam com o mundo, trazer e criar obras que remetam ao traço e gesto do público infantil. Busco ampliar o que as crianças me mostram e ensinam, eu me vejo com uma ponte entre esse universo da criança e o mundo do adulto”, comenta a artista e uma das idealizadoras do projeto, Sandra Coelho.
 
Além da série, o projeto distribuirá gratuitamente 600 livros "Pô!Ema - poesia de criança" e realizará seis apresentações da performance "Pô!Ema" em escolas públicas de Itajaí. A 1ª temporada de Cine.EMA foi reconhecida e selecionada para eventos nacionais como o 18° FIL/RJ, a 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (incluindo uma seleção especial no Itaú Cultural Play), a mostra Corujinha do CineramaBC e o Prêmio de Exibição FCC e RNCP da Fundação Catarinense de Cultura.
 
A 2ª temporada da série é viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação Cultural e da Prefeitura de Itajaí.
 
Sobre Eranos Círculo de Arte
 
O grupo de arte itajaiense conta com mais de 13 anos de atuação contínua. Busca explorar em seus trabalhos artísticos possibilidades a partir da poesia, atravessando por diversas linguagens, desde a literatura, o teatro, até as artes visuais e o audiovisual.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS