sexta, 21 de junho de 2024
Geral
21/05/2024 | 07:54

Chuvas em SC: mais dois municípios decretam emergência por conta das ocorrências no fim de semana

Foto: Coordenadoria da Proteção e Defesa Civil de Presidente Getúlio 
 
Passou para três o número de municípios que decretaram emergência em decorrência das chuvas do fim de semana em Santa Catarina. Além de Rio do Sul, Rio do Oeste e Botuverá decretaram Situação de Emergência (SE), conforme o mais recente Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC).
 
Além disso, permanece em 24 a quantidade de municípios que registraram ocorrências relacionadas às chuvas. Entre os dias 11 e 13 de maio, sete municípios já haviam decretado Situação de Emergência: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá; Atualmente, Rio do Oeste está em reunião com o Grupo de Ações Coordenadas municipal (GRAC) para avaliar a necessidade de decretar Situação de Emergência.
 
Por conta das fortes chuvas , Santa Catarina registra ainda 82  desalojados e 622 desabrigados, o maior número está no município de  Rio do Sul, que contabilizou 431 pessoas desabrigadas. Outros municípios foram bastante afetados, o número de desabrigados nestas regiões são: 73 em Rio do Oeste, 41 em Lontras, 40 em Presidente Getúlio, 27 em Agronômica e 10 em Blumenau.  
 
Ocorrências nos municípios
Até o momento, foram enviados Itens de Assistência Humanitária (IAH) para os municípios de Araranguá, São João do Sul e Rio do Sul, totalizando um valor aproximado de R$184 mil reais. Os itens enviados foram cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.
 
Rio do Sul: Alagamentos pontuais, 6 abrigos foram abertos com 431 pessoas. Informações de transbordamento de ribeirão nos bairros Barra do Trombudo, Taboão, Valada São Paulo, Ribeirão do Tigre e Ribeirão Matador. Houve uma queda de muro no bairro Barragem colocando uma residência em risco, algumas ruas do bairro Canoas com alagamento e o túnel de acesso ao bairro Fundo Canoas está interrompido. 
 
Rio do Oeste: Considerando os elevados volumes de chuvas, houve registro de alagamento no centro da cidade com o acesso principal interrompido. O Rio está com 8,55m e a descida das águas é lenta. 1 abrigo, atualmente com 73 pessoas.
 
Presidente Getúlio: Registro de um abrigo aberto e 39 desalojados e de alagamento no centro.
 
São João do Sul :  pessoas desalojadas: 142 pessoas, comunidades isoladas: 2 (Barrinha, Sanga Danta). pessoas isoladas: 50. vias interditadas: 3.
 
Informações do Corpo de Bombeiros Militar 
Segundo informações do 15° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Trombudo Central, no sábado, 18 de maio, um veículo caiu de uma ponte e, segundo relatos de uma das vítimas do acidente, três ocupantes estavam no carro. Na ocasião, o motorista havia conduzido o veículo até o meio da ponte, quando um forte volume de água suspendeu o veículo levando o mesmo a cair dentro do rio. Os ocupantes conseguiram sair do automóvel pelo vidro da janela, sendo que dois deles conseguiram se segurar em uma baú que se desprendeu da caminhonete. O terceiro ocupante, não tendo no que se agarrar, foi arrastado pela correnteza. As buscas seguem até o momento.
 
Em Trombudo Central, houve uma ocorrência relacionada com um carro que caiu no rio, tendo uma vítima no seu interior. No local constatou que tratava-se de um veículo Fiat Idea, prata, que ao passar em área alagada foi arrastado pela correnteza. O condutor, um homem de 59 anos, conseguiu sair do veículo, porém também foi arrastado pela correnteza. Em buscas, a equipe encontrou a vítima às margens do rio, cerca de 100 metros do local em que foi arrastado. Ele foi atendido pela equipe e conduzido ao hospital para avaliação médica.
 
Recomendações para a população
Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
Fique atento a inclinação de postes e árvores;
Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
Fique atento a rachaduras em muros e paredes.
Avisos e Alertas da SDC
 
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
 
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
 
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br
 
Fonte: Governo SC 

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS