quinta, 20 de junho de 2024
Cultura
16/05/2024 | 21:32

Mostra coletiva reúne obras sobre a transformação da paisagem de cidades do litoral norte catarinense

A mostra “Paisagem tendência” reúne trabalhos artísticos individuais e coletivos em fotografia, vídeo e texto, dos artistas Camila Alba, Gabriel Villas, Lucas Reitz e Juliano Ventura, do litoral norte catarinense. A exposição foi contemplada no edital de ocupação das galerias da Fundação Cultural de Itajaí e abre para visitação na próxima quarta-feira (22), às 19h, na Galeria Mauro Caelum, da Casa da Cultura Dide Brandão. A visitação é gratuita e os trabalhos ficarão em exibição até o dia 11 de junho.
 
A exposição deriva da pesquisa em artes visuais de mesmo nome, realizada entre 2022 e 2023, que propunha investigar os processos de transformação da paisagem das cidades de Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo, no litoral norte de Santa Catarina. Juntas, as três cidades conformam uma paisagem contínua, fortemente regulada pela expansão imobiliária especulativa e pelo turismo de veraneio, o que contribui para a tendência de transformação acelerada desses territórios.
 
Os trabalhos apresentados nesta exposição buscam registrar, questionar e dialogar com esses processos de transformação. Também fazem uso de diferentes suportes fotográficos e exploram suas articulações gráficas e audiovisuais, com ênfase nas relações entre texto e imagem.
 
Na exposição, além da exibição do vídeo, resultado do processo de pesquisa, serão apresentados outros quatro trabalhos que derivam da pesquisa e articulam fotografia e texto em diferentes suportes: belezas naturais; futuro lançamento; imagens dançantes, imagens instáveis; e solo criado.
 
A visitação é gratuita e aberta ao público. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.
 
Serviço:
Exposição “Paisagem tendência” Camila Alba, Gabriel Villas, Lucas Reitz e Juliano
Ventura
Abertura: 22 de maio (quarta-feira), 19h
Visitação até o dia 11 de junho – de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h
Galeria Mauro Caelum da Casa da Cultura – Rua Hercílio Luz, nº 655, Centro
Entrada franca
 
Fonte: Secom Itajaí 

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS