quinta, 20 de junho de 2024
Geral
15/05/2024 | 18:06

Fucam alerta sobre os perigos da cinomose e parvovirose em cães

A Prefeitura de Camboriú por meio da Fundação do Meio Ambiente (FUCAM) alerta sobre os perigos da cinomose e parvovirose, essas doenças matam! Cerca de 90% dos cachorros afetados pela a cinomose e parvovirose morrem. Não deixe que seu animal faça parte desta estatística. Os dois vírus são facilmente contraídos através do contato direto com outros animais infectados, contato com fezes de outros animais infectados e o contato com superfícies contaminadas pelo vírus. Todos cachorros são suscetíveis a contrair estas doenças, porém existem vacinas preventivas contra estes vírus. Vale ressaltar que a rede pública não dispõe dessas vacinas.
 
Entenda sobre a cinomose e a parvovirose: a cinomose é uma doença seriamente contagiosa, transmitida pela inalação de um vírus, ela ataca a respiração, o gastrointestinal e o sistema nervoso. Todos cachorros podem ser vítimas deste vírus, especialmente filhotes mais novos que 4 meses de idade, que não foram vacinados contra a cinomose. Já a parvovirose, igual a cinomose, é altamente contagiosa e causa dor gastrointestinal aguda. O vírus sobrevive no ambiente por anos.
 
Para combater estes dois vírus, existe a vacina V10, que não apenas protege contra a cinomose e parvovirose, também protege contra a coronavirose, adenovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa canina e 4 tipos de leptospirose. Os cachorros vacinados tem até 92% de chance de sobreviverem, já os animais afetados pelos vírus, sem tomar a vacina, possuem a taxa de sobrevivência de apenas 5 a 10%.
 
Quanto custa a vacina em Camboriú?
 
Nossa equipe pesquisou o valor da vacina em três clínicas em Camboriú e os valores vão de R$80,00 a R$150,00. É necessário tomar três doses.
 
Para mais informações entre em contato com o veterinário da Fundação do Meio Ambiente (FUCAM) através do telefone (47) 3365-2311

JORNAL IMPRESSO
21/06/2024
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS