segunda, 27 de maio de 2024
Saúde
14/05/2024 | 21:29

Estado vai garantir medicamentos a moradores do RS afetados pelas enchentes

Foto: Divulgação Ascom/SES/SC
 
As Unidades de Assistência Farmacêutica (UAF) em Santa Catarina estão orientadas a receber pacientes afetados pelas cheias do Rio Grande do Sul. Os moradores do estado vizinho atingidos pelas enchentes que migraram temporariamente terão acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) – trata-se de medicações ambulatoriais, de alto custo e geralmente de uso contínuo, utilizados em nível ambulatorial no tratamento de doenças crônicas e raras. Santa Catarina já atende mais de 160 mil pacientes pelo componente especializado em mais de 90 patologias. 
 
“Ressaltamos que trata-se de fluxo de atendimento excepcional e temporário, exclusivamente para pacientes cadastrados no CEAF do Rio Grande do Sul, afetados pela calamidade pública”, informa a gerente técnica de Assistência Farmacêutica, Lia Quaresma Coimbra.
 
A medida de flexibilização das dispensações foi uma recomendação do Ministério da Saúde, autorizada pelo  Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em nota técnica (nº 12/2024) emitida pela Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF). 
 
Para acesso às medicações, os pacientes deverão estar cadastrados no CEAF do estado de origem, conforme as recomendações especificadas no documento. 
 
O paciente deve procurar uma farmácia pública do município que estiver residindo e apresentar os documentos pessoais. Em caso de extravio, é preciso preencher uma declaração com os medicamentos que são necessários. As informações serão confirmadas com a assistência farmacêutica do Rio Grande do Sul e posteriormente será realizada a  dispensação do medicamento ao paciente que necessite.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
24/05/2024
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS