segunda, 20 de maio de 2024
Geral
14/05/2024 | 09:08

Maio Amarelo: acidentes de trânsito estão entre os casos mais graves atendidos pelo SAMU/USA

Foto: Simulação atendimento do SAMU – Ricardo Wolffenbuttel/Secom/ SC
 
Os acidentes de trânsito estão entre as ocorrências mais graves atendidas por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Em Santa Catarina, no primeiro trimestre deste ano, as Unidades de Suporte Avançado (USA) atenderam 668 ocorrências desta natureza, o maior número entre as ocorrências causadas por causas externas.
 
“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vem trabalhando incansavelmente para reduzir os números e também na prevenção dos acidentes. São inúmeras as capacitações desenvolvidas através do Núcleo de Educação e Urgência, não só para os profissionais que atendem esse tipo de ocorrência, mas também para a população como forma de prevenir e minimizar os riscos. O SAMU tem investido em capacitação, aporte tecnológico, viaturas e equipamentos para diminuir o tempo de resposta no atendimento a esse tipo de ocorrência, porém os números são elevados. É necessário uma conscientização da população para a segurança no trânsito, pois a segurança depende de todos”, reforça Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SUE/SES).
 
Entre os números registrados em Santa Catarina, o maior volume é nos acidentes envolvendo motocicletas e veículos, com 235 ocorrências. Os resultados chamam a atenção para a responsabilidade dos condutores e pedestres para reduzir sequelas e óbitos.
 
“Os acidentes de trânsito atendidos pelas nossas equipes têm pacientes graves ou em situação crítica com risco de morte iminente. A causa desses acidentes é quase sempre decorrência do uso de bebida alcoólica, excesso de velocidade e imprudência dos motoristas”, avalia o Diretor Técnico do SAMU/USA, Dr. Bruno Quércia.
 
Ele ressalta também o alto custo social envolvido nesses casos, que incluem as quedas de moto, colisões entre veículos e atropelamentos. “Essas ocorrências têm efeito não apenas sobre o condutor, mas também terceiros. A consequência social é muito grande. Quando não se perde a vida, muitas pessoas se tornam incapazes para o trabalho, com dificuldade de inserção na sociedade, gerando também um alto custo para o sistema de saúde”, afirma.
 
Como alternativa para reduzir os efeitos desse problema social, o médico defende as campanhas de conscientização nas escolas e em canais de comunicação, mostrando as consequências da direção imprudente.
 
Sobre o Maio Amarelo
 
O Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.
 
O envolvimento destes vários segmentos da sociedade, refletem na efetividade das campanhas, pois promovem ações coordenadas entre os participantes, evidenciando a importância do tema da segurança no trânsito e ampliando as ações e propagação de campanhas educativas.
 
O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024
26/04/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS