quarta, 22 de maio de 2024
Geral
04/05/2024 | 22:46

Solidariedade: 720 doadores de sangue comparecem ao Hemosc neste sábado para reforçar os estoques no RS

Foto: Divulgação / SES
 
O Hemosc abriu as portas, neste sábado, 4, em oito regiões e recebeu 720 doadores de sangue que irão reforçar os estoques e garantir auxílio ao Rio Grande do Sul, que vive uma tragédia causada pelas chuvas. A ação foi articulada entre a Secretaria do Estado da Saúde, o Hemosc e a Fahece.
 
Foram coletadas 605 bolsas de sangue. O resultado é cerca de 15% superior a um dia comum de coleta da hemorrede. As captações ocorreram nas unidades de Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Joaçaba, Chapecó, Lages, Joinville e Jaraguá do Sul.
 
“O sangue doado será todo preparado pelo Hemosc e encaminhado ao Rio Grande do Sul. Criar essa rede solidária foi um pedido do governador Jorginho Mello. Quero agradecer aos doadores e às equipes dos Hemocentros e voluntários que se colocaram à disposição para este gesto de solidariedade e de amor para com os nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, reforçou a secretário de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
 
Houve coleta de sangue nas unidades de Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Joaçaba, Chapecó, Lages, Joinville e Jaraguá do Sul durante a manhã e parte da tarde. Na sexta, o Hemosc enviou concentrados de plaquetas, além de hemocomponentes, que atenderam transfusões de pacientes do SUS no Rio Grande do Sul. Há expectativa de novos envios nesta semana.
 
O presidente da Fahce, Alvin Laemmel, avaliou como muito positivo o resultado da ação. “Com isso, poderemos auxiliar o Rio Grande do Sul, que passa por um momento de dificuldade, e reforçar nossos estoques para enfrentar também os efeitos das chuvas”, afirma.
 
A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, celebrou o resultado e agradeceu aos doadores que participaram da ação. “Esse momento desafiador nos tocou e reforçou nosso propósito de salvar vidas onde quer que estejam. Nossa hemorrede ficou repleta de boas energias com doadores movidos pela solidariedade. Agradecemos a todos que participaram neste sábado e lembramos que é possível realizar agendamentos para doar também ao longo da semana”, lembra.
 
Aniversário com solidariedade
 
O doador José Henrique Francisco dos Santos comemorou o aniversário de um jeito diferente este ano. Há mais de 10 anos, ele colabora como o Hemosc, como doador de sangue e plaquetas. Neste sábado, compareceu ao hemocentro de Florianópolis como doador de O+.
 
“A gente sabe da importância de manter os estoques em alta para atender às demandas da Secretaria de Saúde. A doação é uma forma de agradecer a Deus pela vida. Estamos acompanhando os eventos no Rio Grande do Sul e isso nos mobilizou para estar aqui hoje”, afirma.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024
26/04/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS