segunda, 27 de maio de 2024
Geral
11/05/2024 | 08:12

Em operação inédita e bem sucedida, serviço aeromédico do SAMU realiza transporte duplo de gestantes

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom
 
O aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou, nesta última quarta-feira, 8, pela primeira vez na história de Santa Catarina, o transporte de duas gestantes ao mesmo tempo. A aeronave da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Arcanjo 04, que estava na base em Joaçaba para atendimento da região Oeste, transferiu as pacientes de São Miguel do Oeste para Lages, na Serra Catarinense.
 
As gestantes que estavam de 24 e 34 semanas apresentavam necessidades de internação na UTI Neonatal. O voo teve a duração de aproximadamente duas horas, e foi fundamental para encurtar as distâncias e salvar a vida das futuras mamães.
 
A aeronave estava equipada com UTI móvel e acompanhando as gestantes, uma equipe médica do SAMU, proporcionando um transporte seguro, humanizado e um atendimento mais ágil para os pacientes e seus familiares.
 
“Estamos reduzindo os vazios assistenciais principalmente na região do meio e extremo oeste, atendendo a determinação do governador Jorginho Mello. Trabalhamos intensamente para levar mais qualidade de vida para cada cidadão catarinense, independentemente da distância”, destaca a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
 
O transporte aéreo viabiliza percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios. Desta forma é possível levar os pacientes para tratamentos em hospitais de referências por todo o estado.
 
“Esta missão demonstra claramente o compromisso do nosso governador e da secretária de saúde com a garantia ao acesso de serviços públicos de qualidade e com a agilidade que a situação merece. A entrega de um atendimento de qualidade para a população, significa que estamos afirmando que Santa Catarina é exemplo de competência quando o assunto é atendimento de urgência”, ressalta Marcos Antonio Fonseca, Superintendente de Urgência e Emergência.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
24/05/2024
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS