quarta, 22 de maio de 2024
Geral
07/05/2024 | 17:13

IR para pessoas físicas: moradores afetados pelas chuvas do RS têm data postergada

Na noite de ontem (6 de maio), foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União, a mudança estabelecida por meio da Portaria RFB nº 415, a prorrogação para o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 para moradores dos 336 municípios do Rio Grande do Sul, que foram afetados pelas chuvas fortes. Agora, esses contribuintes têm até o dia 31 de agosto de 2024. Aos demais contribuintes do país, permanece a data de 31 de maio. A Mazars traz dicas para que as pessoas apresentem suas declarações, sem correr o risco de perderem o prazo. 
 
Para Valquíria Fiuza, sócia de consultoria tributária da Mazars, a organização antecipada é fundamental. “É importante reunir todos os documentos e informações necessárias para preencher a declaração com antecedência. Isso inclui comprovantes de rendimentos, comprovantes das despesas dedutíveis, investimentos, entre outros.
 
A executiva apresenta outras dicas, veja abaixo:
 
• Utilizar ferramentas de auxílio: Se o contribuinte não se sentir seguro sobre como preencher sua declaração ou tiver dúvidas, utilize ferramentas de auxílio, como programas de computador ou aplicativos fornecidos pela Receita Federal, ou ainda consulte um contador.
 
• Estabelecer lembretes: É recomendável que o contribuinte configure lembretes em seu calendário ou utilize aplicativos de organização para lembrá-lo das datas importantes relacionadas ao imposto de renda, como o início do período de entrega e a data limite.
 
• Evitar deixar para a última hora: O contribuinte deve procurar preencher e enviar sua declaração com tempo de sobra, para evitar contratempos de última hora.
 
• Considerar a contratação de um profissional: Caso a situação fiscal do contribuinte seja complexa, ou se não tiver tempo para lidar com a declaração por conta própria, o mais indicado seria considerar contratar um contador ou um profissional especializado em impostos para ajudá-lo.
 
 
Sobre a Mazars − Especializada em auditoria, BPO, consultoria tributária e financeira, a Mazars é uma empresa internacionalmente integrada, operando em mais de 100 países ao redor do mundo. Conta com a experiência e o conhecimento de mais de 44 mil profissionais para auxiliar clientes de todos os tamanhos em cada estágio de seu desenvolvimento. No Brasil, a Mazars tem cerca de 1.000 colaboradores em seus sete escritórios (São Paulo, Campinas, Barueri, Rio de Janeiro, Curitiba, Joinville e Fortaleza).

JORNAL IMPRESSO
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024
26/04/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS