segunda, 27 de maio de 2024
Geral
03/05/2024 | 20:58

Revitalização da avenida Marcos Konder transformará o Centro de Itajaí com modernidade e maior arborização

Começa em Itajaí uma nova fase das obras que estão transformando a mobilidade urbana no centro da cidade. A reurbanização da avenida Coronel Marcos Konder, que integra o Binário Central, inicia na segunda-feira (06) com a organização dos canteiros da obra. Os trabalhos irão começar efetivamente na semana seguinte.
 
A nova via será mais moderna, com acessibilidade e maior número de árvores. Serão quatro faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para ônibus, área para estacionamento de carros, motos e bicicletários nos novos passeios. Além disso, ambos os lados da avenida receberão arborização, paisagismo e instalação de mobiliários para os espaços de convivência e contemplação.
 
As árvores do canteiro central serão analisadas e transplantadas, de acordo com o andamento de cada etapa da obra. O Instituto Itajaí Sustentável acompanhará os trabalhos.
 
“Atualmente, a avenida Marcos Konder conta com 129 árvores e, com a reurbanização, teremos um total de 260 espécies próprias para centros urbanos que, além de contribuir com o microclima, irão embelezar o centro da cidade formando um corredor verde”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Auri Pavoni.
 
Investimento para o futuro
 
Com nove metros de largura, o lado esquerdo da nova avenida Marcos Konder contemplará faixa de estacionamento para carros e motos, calçadas com bicicletários, mobiliários urbanos e espaços para convivência e contemplação. O lado direito da avenida, que terá aproximadamente 6 metros de largura, também receberá arborização, paisagismo e nova iluminação.
 
“Essa é uma das mais importantes obras que estamos realizando, porque está no centro da nossa cidade e terá um impacto significativo na vida de toda população. Nos últimos sete anos, somente com os recursos do financiamento internacional com o Banco Fonplata, entregamos 21 obras. Itajaí está crescendo em um ritmo acelerado e seguimos trabalhando e preparando a cidade com infraestrutura e mobilidade urbana. É um investimento que ficará para as gerações futuras”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.
 
Confira como fica o trânsito na avenida com as obras
 
As equipes começarão os trabalhos pelas duas primeiras quadras da avenida, próximo ao laboratório da Unimed e edifício Embraed. Somente o lado esquerdo da via será bloqueado para minimizar os transtornos no trânsito. No lado direito, o local onde atualmente é permitido estacionar, no trecho que estará em obras, será transformado em uma terceira faixa para o tráfego de veículos.
 
As interrupções no trânsito serão feitas de maneira parcial: as ruas Paulo Caramuru da Silva e Vereador João Angelino Lopes Júnior, onde atualmente os motoristas entram à esquerda pela avenida Marcos Konder, terão o acesso bloqueado. No entanto, a entrada estará liberada pela avenida Sete de Setembro e ambas as vias estarão com sentido duplo.
 
A orientação aos motoristas é que fiquem atentos ao transitar pelo local devido às máquinas e profissionais que estarão na via. A obra segue os padrões de acessibilidade de acordo com as normas atuais. O prazo para conclusão é de 12 meses e os investimentos somam mais de R$ 50 milhões, com recursos do financiamento internacional do Banco Fonplata. 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
24/05/2024
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS