quarta, 22 de maio de 2024
Geral
02/05/2024 | 19:33

Secretaria Municipal de Agricultura realiza cadastro de agricultores familiares

A Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana realiza, nesta quinta-feira (02), um mutirão para cadastramento de agricultores familiares do município interessados em serem fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A atividade é gratuita, não necessita de inscrição prévia e ocorre na sede da Secretaria, localizada no Parque do Agricultor, a partir das 14h.
 
Inicialmente será realizada uma capacitação com os agricultores familiares interessados, com orientações sobre todas as etapas de operacionalização do programa. Na sequência, será realizado o cadastramento individual dos agricultores familiares no Portal de Serviços do Estado de Santa Catarina. A Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana também disponibilizará todo apoio necessário ao cadastramento, como encaminhamento para renovação da DAP/CAF, cópia dos documentos e auxílio para acesso ao Portal de Serviços.
 
Para fazer o cadastro, o agricultor deverá apresentar os seguintes documentos: DAP Principal ou CAF dentro da validade (cópia); RG e CPF (cópias); Comprovante de endereço (cópia); Proposta de Venda do PAA (fornecida pela coordenação do PAA); Termo de Compromisso do PAA assinado (fornecido pela coordenação do PAA); se forem produtos de origem animal: SIM/SIE/SIF/SISBI (cópia); se for bebida ou polpa de frutas: Registro no MAPA (cópia); e se for orgânico: Certificação (cópia).
 
Neste e no próximo ano, o PAA será operacionalizado pela Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana. "Esse programa é de grande importância para nossos agricultores de Itajaí, pois fortalece a agricultura familiar, a economia e a valorização do plantio ainda nos dias de hoje, além de favorecer o acesso à alimentação e consumo de alimentos saudáveis para toda comunidade que apresenta insegurança alimentar em nosso município", destaca a secretária municipal de Agricultura e Expansão Urbana, Simara Bollauf.
 
Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo Whatsapp (47) 98863-5974 ou e-mail paa.itajai@gmail.com.
 
Sobre o PAA
 
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do Governo Federal, que adquire alimentos da agricultura familiar e doa às pessoas em insegurança alimentar e nutricional. O programa favorece o acesso à alimentação para as pessoas em vulnerabilidade, além de fortalecer a agricultura familiar e a agroecologia, beneficiar a economia, o meio ambiente, a sustentabilidade e a produção e consumo de alimentos saudáveis. Itajaí foi contemplada com recursos do PAA, pela primeira vez, no ano de 2023, sendo adquiridos e doados quase 30 toneladas de alimentos da agricultura familiar no período. 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024
26/04/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS