segunda, 20 de maio de 2024
Saúde
01/05/2024 | 10:18

Deputado relaciona baixa adesão à vacina com ocupação quase total dos leitos de UTIs por doenças respiratórias

 “Não há percepção de risco”, afirmou o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ao ocupar a tribuna da Alesc nesta terça-feira,30, para lamentar a baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe. Segundo o parlamentar, isso se reflete nos hospitais, que registram mais de 90% dos leitos de UTI ocupados devido ao aumento de pacientes com doenças respiratórias graves.

“A situação é alarmante. Há uma falta de percepção da população sobre a importância da vacinação. Anteriormente, celebrávamos índices de vacinação de 99%, mas hoje mal alcançamos 30% do público-alvo da vacina contra a influenza”, lamentou o deputado. Ele ressaltou a gravidade da situação mesmo fora da estação do inverno, quando normalmente ocorre um aumento das doenças respiratórias.

O deputado citou dados do Painel de Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação no inicio desta semana. “A maior parte das intenções por doenças respiratórias são de crianças neste momento”.

Diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da crescente demanda por internações, o governo do estado decretou situação de emergência em saúde pública em todo o território catarinense. Santa Catarina também ampliou a faixa etária do público infantil elegível para a vacina da Influenza, incluindo agora crianças de até 12 anos.

Em seu discurso, Dr. Vicente fez um apelo para que os demais parlamentares usem suas redes sociais para defender e divulgar a importância da imunização.


JORNAL IMPRESSO
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024
26/04/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS