segunda, 27 de maio de 2024
Saúde
27/04/2024 | 09:34

Teledermatologia agiliza atendimento de pacientes com suspeita de câncer de pele em Itajaí

Pioneiro na região, o serviço de teledermatologia de Itajaí tem contribuído para agilizar o diagnóstico de lesões e o atendimento a pacientes com suspeita de câncer de pele. A plataforma on-line é usada pelos médicos das unidades básicas de saúde nos casos em que o paciente necessita de atendimento especializado. São realizados em média 360 atendimentos de teledermalogia por mês, além de mais de 200 consultas e procedimentos dermatológicos mensais, como crioterapia e biópsias.
 
A teledermatologia é uma área da telemedicina implantada em 2019 pela Secretaria Municipal de Saúde no Centro Médico de Referência (CMR) São Judas para agilizar os atendimentos. “A teledermatologia ajudou muito a tornar mais fácil o acesso dos pacientes ao tratamento adequado e dar suporte aos médicos da Atenção Básica. O impacto foi gigante em relação à redução de filas e na melhoria do atendimento aos usuários”, explica o médico dermatologista do serviço, Marcelo Watanabe.
 
Como funciona
 
Todos os pacientes que necessitam de avaliação com especialista em dermatologia podem ser encaminhados pelo médico da Saúde da Família para o serviço on-line de teledermatologia. Após essa etapa, são realizadas imagens dermatoscópicas para análise do problema pelos dermatologistas do Município. Os profissionais emitem um laudo em até 72 horas e fazem a classificação de risco do paciente.
 
Casos graves ou com suspeita de câncer de pele são atendidos de forma mais ágil, já na semana seguinte pela equipe do Centro Médico de Referência São Judas. Já as situações menos urgentes são encaminhadas para fila de espera para consulta ou ainda, em casos básicos, é feita a orientação ao médico da unidade de saúde para que ele dê continuidade ao atendimento.
 
A teledermatologia pode ser solicitada para avaliar lesões suspeitas de câncer de pele, doenças autoimunes (psoríase, lúpus, etc) e doenças infecciosas (hanseníase, esporotricose, etc). No Centro Médico de Referência São Judas, a equipe também realiza pequenas cirurgias, procedimentos de crioterapia, biópsias, entre outros atendimentos e encaminhamentos.
 
“Eu já me trato há muito tempo aqui (CMR São Judas) e o atendimento é ótimo. O diagnóstico foi rápido, logo já veio o resultado e foi marcada a consulta para tirar a lesão. Só tenho a agradecer essa equipe”, destaca a paciente Rosivalda Baixo Rodrigues, 75 anos, moradora do bairro São Judas.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
24/05/2024
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS