segunda, 27 de maio de 2024
Geral
27/04/2024 | 09:07

Semasa apresenta resultados de cinco trabalhos no maior congresso brasileiro de saneamento

Parte das ações desenvolvidas pela equipe técnica do Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí- será apresentada na 52ª edição do Congresso Nacional de Saneamento da Assemae – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, que ocorre em Ribeirão Preto (SP), de 20 a 24 de maio. Os servidores da autarquia vão realizar as apresentações presenciais de cinco trabalhos na 27ª Exposição de Experiências Municipais.
 
O evento é o maior do setor no Brasil voltado para gestores e técnicos municipais. A programação inclui painéis, oficinas, mesas-redondas, seminários, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de inovações tecnológicas e a Feira de Saneamento Básico, com mais de 70 estandes. 
 
O técnico-administrativo Márcio Venício Bernadino, bacharel em economia, e o engenheiro eletricista Gilnei Almeida vão apresentar o trabalho “Mercado Livre de Energia Elétrica: oportunidade na redução de custos para sistemas de saneamento básico”, no dia 22.  Na área do Direito, o procurador do Semasa, Diogo Vitor Pinheiro, teve aprovados para apresentação os trabalhos “A prestação regionalizada e as alterações promovidas pelo Decreto 11.599/2023 em face da revogação do Decreto 11.467/2023” e “O início da vigência da nova Lei de Licitações – pontos de interesse para o saneamento”. As apresentações estão programadas para os dias 22 e 23.
 
A apresentação “Transparência na turbidez: uma experiência de compartilhamento público de dados” acontece no dia 21 e trata da atuação conjunta dos setores de Comunicação, Tecnologia da Informação e Saneamento. Os autores são a jornalista Anna Barbara Medeiros, a programadora Anelise Deitos Junkes, o engenheiro químico José Adriano Kielling e a relações públicas Natália Simões Pires.
 
Já o trabalho “Igualdade nas diárias: uma transformação no Semasa de Itajaí/SC” é de autoria dos servidores Wesley Ross Costa, Carina Carla Junkes, Heloise Fernandes da Silva, Renata Nascimento Porto Munari e Christoffer da Silva. O tema é a implementação de critérios equitativos na concessão do benefício de diárias para formação do corpo técnico e a apresentação será no dia 23.
 
A Assemae existe desde 1984 e atua no fortalecimento e desenvolvimento dos serviços municipais de saneamento básico, responsáveis por aproximadamente 25% da prestação dos serviços da área no Brasil, atendendo cerca de 50 milhões de habitantes.
 
A organização desta edição prevê cerca de 3.000 participantes, entre gestores públicos, técnicos, diretores de autarquias de saneamento, pesquisadores, prefeitos, parlamentares, representantes de organizações não governamentais, ambientalistas, estudantes, lideranças de órgãos federais e demais interessados pela pauta do saneamento básico.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
24/05/2024
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS