domingo, 26 de maio de 2024
Geral
26/04/2024 | 09:36

Dia do Despachante Aduaneiro: a importância desse profissional para o Comércio Exterior

No dia 25 de abril foi celebrado o Dia do Despachante Aduaneiro, um profissional pouco conhecido pelo público em geral, mas de extrema importância para o funcionamento eficiente do comércio exterior. Eles desempenham um papel crucial na logística de importação e exportação, atuando como intermediários entre os operadores do Comércio Exterior e os órgãos governamentais responsáveis pelo controle aduaneiro.

José Carlos Raposo, presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), destaca a relevância desses profissionais. "O Despachante Aduaneiro é um dos pilares do comércio exterior, facilitando o trânsito de mercadorias e garantindo o cumprimento das regulamentações fiscais e aduaneiras. Sua expertise e conhecimento técnico são essenciais para garantir que as operações transcorram de forma eficiente e dentro da legalidade”, comenta.

Os despachantes aduaneiros são responsáveis por uma variedade de atividades, desde a preparação e assinatura de documentos necessários para o despacho aduaneiro, passando pelos registros das operações no Siscomex até a representação dos interesses dos importadores e exportadores perante os órgãos fiscalizadores. Eles lidam com a classificação tarifária das mercadorias, o pagamento de impostos e taxas, além de garantir o cumprimento de todas as exigências legais relacionadas à importação e exportação de produtos.

Além disso, estes profissionais, como intervenientes, desempenham um papel fundamental na modernização e agilização dos processos de desembaraço aduaneiro de mercadorias, contribuindo para a competitividade das empresas no mercado internacional. Com o avanço da tecnologia e a facilitação do comércio internacional, os despachantes aduaneiros também têm se adaptado, tornando-se agentes de soluções em comércio exterior, oferecendo serviços de consultoria e assessoria para garantir o sucesso das operações de importação e exportação.

“A importância do despachante aduaneiro na logística do comércio exterior é inegável. Nós garantimos o cumprimento das regulamentações legais, facilitamos o trânsito de mercadorias e contribuímos para a competitividade das empresas no mercado global. Portanto, neste Dia do Despachante Aduaneiro, é importante reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que desempenham um papel essencial no sucesso das operações de importação e exportação”, ressaltou José Carlos Raposo.

A coordenadora de Marketing e Mídias Digitais da Feaduaneiros e também despachante aduaneira, Geovana Schumacher, destaca sobre a participação das mulheres neste mercado, que em sua origem foi predominantemente masculino. Com a modernização e a facilitação do comércio diversos estudos apontaram um aumento da participação feminina tanto nas empresas de comércio exterior quanto na profissão de despacho aduaneiro.

“Como despachante aduaneira fico muito feliz em saber da ampliação desta atuação e também do interesse crescente pela nossa profissão, uma vez que para exercê-la é preciso passar por diversas etapas. Todo este trabalho, que vem sendo desenvolvido pela Federação e seus Sindicatos, reverbera positivamente para a manutenção e o futuro do despacho aduaneiro”, afirma.

Para Geovana, é preciso muito investimento pessoal em capacitação, comprometimento e ética profissional, que são premissas para unificar e fortalecer a categoria cada vez mais. “Esses são predicados que contribuirão na superação dos desafios de um mercado altamente competitivo e nem sempre igualitário”, pontua.

Sobre a Feaduaneiros - A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros tem o objetivo de congregar e representar a categoria econômica dos Despachantes Aduaneiros em todo o território nacional.

Suas atribuições incluem a luta pelos direitos e interesses da categoria, com representatividade para conciliar divergências e conflitos entre os Sindicatos afiliados, bem como promover a solidariedade e a união de toda a classe profissional; defender os princípios de liberdade para o exercício da profissão, a lealdade na concorrência e a ética no desempenho da atividade profissional.

Desde 1850 atuante no Brasil, o Despachante Aduaneiro é um profissional que contribui com a modernização do desembaraço de mercadorias em importação e exportação, bem como na intermediação de mercadorias em trânsito no país.


JORNAL IMPRESSO
24/05/2024
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS