segunda, 20 de maio de 2024
Cultura
23/04/2024 | 15:32

Oficina gratuita que propõe imersão aos sonhos tem inscrições abertas

Entre os meses de maio e julho, a artista e psicóloga Sandra Coelho realiza a “Oficina Literária Poéticas Oníricas do Sonhar Social - mas afinal o que sonham os catarinenses?”, de forma gratuita. A oficina em cada cidade tem carga horária total de 12hs, sendo de 8h presencial e 4hs online. Será realizada em Itajaí (dias 04 e 11 de maio), Canelinha (01 e 02 de junho), Içara (21 e 22 de junho), Jaraguá do Sul (14 e 15 de junho) e Florianópolis (19 e 20 de julho).
 
O projeto objetiva proporcionar uma imersão aos conteúdos individuais dos sonhos dos participantes e sua poesia particular e inédita. Aberta ao público a partir de 16 anos, as vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever através do link: https://sandracoelho.com.br/
 
Durante os encontros, serão abordados os principais símbolos oníricos dos participantes, entendidos e ampliados a partir da psicologia analítica/junguiana e exercícios práticos para construções literárias a partir deste material. A técnica utilizada na oficina, será o Social Dreaming (o Sonhar Social, de Gordon Lawrence). Este método, por meio da associação livre (técnica criada por C.G.Jung), favorece expandir o significado e o conteúdo de um sonho relatado no interior de uma matriz grupal, aliado ao Dream--telling (Contar o Sonho).
 
“Todos os dias ao dormirmos, nosso inconsciente nos apresenta pequenas ou grandes dramaturgias. Somos levados para além do espaço e tempo, nos encontramos com pessoas diversas, nos tornamos diferentes e vivenciamos experiências inimagináveis ao nosso eu consciente. Observar esse lugar criativo em nós, nos torna mais conscientes e também pode ser uma fonte para criações artísticas/literárias. A oficina se propõe a sensibilizar as pessoas para essa instância da existência” afirma Sandra Coelho, pesquisadora dos Sonhos e idealizadora do projeto.
 
Ao final das oficinas, um livro inédito será publicado, contendo o resultado do material poético produzido nas oficinas, somados a um arcabouço histórico sobre obras literárias feitas a partir da matéria dos sonhos, de modo a ser uma leitura de consulta, estímulo e compreensão desta potente matéria prima.
 
Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.
 

JORNAL IMPRESSO
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024
26/04/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS