segunda, 20 de maio de 2024
Geral
19/04/2024 | 16:04

Empresários e políticos cobram soluções para o Morro dos Cavalos

Lideranças políticas e empresariais de diversas regiões do Estado se reuniram na noite desta quinta-feira, dia 18, no auditório da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) para debater soluções à mobilidade urbana.
 
A reunião convocada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) ocorre após bloqueio do Morro dos Cavalos, na BR-101, desde a noite de sábado, dia 15. 
 
O transtorno causado com a interdição trouxe à tona a urgência pela construção do túnel naquela região, reivindicação apresentada há anos pelos catarinenses, além da necessidade de melhorias em rotas alternativas à rodovia federal.
 
Esse assunto tem sido uma pauta constante da classe empresarial junto aos órgãos competentes e aos representantes políticos. A não realização de obras estruturantes como a do Morro dos Cavalos traz inúmeros impactos em diversos aspectos da vida cotidiana e da economia de todo o Estado de Santa Catarina.
 
Prejuízos
 
Durante o encontro, as lideranças destacaram os prejuízos sofridos na economia com cargas perdidas e a importância da pavimentação das SC-108, que liga a cidade de Santa Rosa de Lima a Anitápolis, e também a SC-435, entre São Martinho e São Bonifácio.
 
O presidente da Acit, Gean Carlo de Bom da Silva, reforçou a importância desta iniciativa. "Esta é uma necessidade que estamos discutindo há muito tempo e que ainda não foi resolvida", declarou em sua fala.
 
"Há diversos riscos se as medidas não forem tomadas e por isso, a importância deste encontro", afirmou o vice-presidente da Facisc, César Smielevski.
 
“As interdições frequentes naquele trecho colocam a vida dos cidadãos em risco, especialmente em casos de deslocamentos urgentes e emergenciais, isolam regiões, provocam filas quilométricas e prejuízos incalculáveis, uma vez que prejudicam a chegada de suprimentos e o escoamento da produção, deixam de atrair investimentos, tornando nossa economia mais frágil e menos competitiva”, destacou o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette.
 
Duas comissões serão formadas para cobrar as demandas da região
 
O resultado da reunião foi a formação de duas comissões: uma com deputados federais e empresários para tratar do túnel do Morro dos Cavalos, e outra, que tratará das SCs. 
 
No próximo dia 24 deste mês, a comissão para tratar do Morro dos Cavalos se reunirá com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília, e em paralelo a isso, a comissão para tratar das SCs se reunirá com o governador do Estado, Jorginho Mello. Nos dois encontros, será entregue um documento reforçando a mobilização das lideranças políticas e empresariais.
 
Entre as lideranças políticas presentes estavam a deputada federal, Geovania de Sá, única representante da bancada federal, que informou sobre próximas reuniões para tentar dar celeridade a esta pauta. 
 
Também estiveram presentes os deputados Estêner Soratto Júnior, Pepê Collaço, Volnei Weber, Thiago Zilli, o prefeito de Tubarão e presidente da Amurel, Jairo Cascaes e prefeitos de Rio Fortuna, São Bonifácio, Santa Rosa de Lima, Anitápolis, Içara, Imbituba, São Martinho, vereadores de Tubarão e destas regiões, os ex-deputados Edinho Bez e Ronaldo Benedet, além de diversos representantes.
 
Folha Regional, de Tubarão

JORNAL IMPRESSO
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024
26/04/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS