segunda, 27 de maio de 2024
Geral
19/04/2024 | 15:53

Vila da Saúde recebe ação para divulgar repelentes naturais contra mosquitos

A Vila da Saúde de Itajaí, localizada no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS), recebeu na tarde desta quinta-feira (18) uma atividade para divulgação da citronela, uma planta que atua como repelente natural contra mosquitos. A ação, organizada pelo Programa de Extensão Plante Saúde e o Horto Medicinal, da Univali, também distribuiu mudas de plantas medicinais e orientações à população sobre como fazer um aromatizador caseiro.
 
A citronela é muito conhecida por possuir um aroma característico, que lembra eucalipto, e efeito repelente de insetos. Também tem propriedades antifúngicas e antibacterianas para uso em aromatização de ambientes e aplicação na pele. A planta tem folhas longas, finas e com bordas cortantes, muito parecida com o capim-limão, porém não deve ser consumida como chá por seu efeito tóxico.
 
“A principal diferença entre a citronela e o capim-limão é o aroma. Enquanto a citronela lembra eucalipto, o capim-limão é cítrico e lembra o limão”, explica o professor da Univali, Renê Artur Ferreira.
 
Na próxima quinta-feira (25), a iniciativa estará novamente na Vila da Saúde, que atende pacientes com suspeita de dengue, para divulgação plantas medicinais e doação de mudas. O horário da ação será das 13h45 às 17h.
 
Confira como fazer um aromatizador repelente:
 
1. Cortar as folhas da citronela em pequenos pedaços de 1 a 2 centímetros;
2. Preencher 1/3 de um frasco de vidro com as folhas e cobrir com álcool 70% até 2 centímetros acima das folhas;
3. Vedar com tampa, agitar 1 vez ao dia e manter distante da luz, em local seco;
4. Após 1 semana, filtrar e transferir para um frasco de vidro até a metade e preencher com álcool 70%.
 
Dica: usar um borrifador para aromatizar o ambiente. A mistura também pode ser usada pura no aparelho repelente elétrico, como inseticida para mosquitos. 

JORNAL IMPRESSO
24/05/2024
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS