segunda, 20 de maio de 2024
Geral
18/04/2024 | 19:18

Estado entrega equipamentos e novas viaturas para a Polícia Científica de Santa Catarina

Fotos: Ricardo Trida/Secom
 
A Polícia Científica de Santa Catarina recebeu um importante reforço em ferramentas de trabalho nesta quinta-feira, 18, com a entrega de novas viaturas e equipamentos tecnológicos. A cerimônia ocorreu no Auditório da Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis, e contou com a presença da vice-governadora, Marilisa Boehm, de diversas autoridades, e gestores das unidades da Polícia Científica contempladas.
 
O montante investido, aproximadamente R$ 3,95 milhões, provém de diversas fontes, incluindo o Fundo Estadual da Segurança Pública, o Fundo de Reconstituição de Bens Lesados, um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público e uma Emenda Parlamentar do Senador Esperidião Amin.
 
“O Governo do Estado tem investido muito na Polícia Científica e nas demais forças de segurança, tanto é que o nosso estado é o estado mais seguro do Brasil. O governador Jorginho Mello faz questão de investir para dar condições para que a Polícia Científica e as demais forças possam atuar de forma ágil e correta sempre em busca da justiça”, disse a vice-governadora, Marilisa Boehm.
 
Entre os itens adquiridos, destacam-se três novas viaturas para facilitar o deslocamento das equipes, além de um Tablet Multiespectral Forense, quatro CSI Smartphones e um Scanner 3D. Esses equipamentos são fundamentais para a coleta e registro eficientes de vestígios em locais de crime, como impressões digitais e manchas de sangue.
 
Além disso, foram disponibilizadas 60 Estações Forenses de Alto Desempenho para agilizar os exames em informática, incluindo extrações de dados em dispositivos móveis e computadores. Adicionalmente, foram entregues quatro kits contendo sonômetros, microfones e calibradores, essenciais para a obtenção de provas em casos de poluição sonora.
 
“Na posição de perita-geral da Polícia Científica, é com imensa satisfação que recebemos estas significativas contribuições, as quais certamente fortalecerão ainda mais as nossas equipes de perícia. Gostaria de expressar minha gratidão ao governador Jorginho Mello, ao Ministério Público, um parceiro fundamental, à Secretaria de Segurança e ao Senador Esperidião Amin pela sua emenda parlamentar. Os novos equipamentos e viaturas serão peças-chave para aprimorar e agilizar nosso trabalho, promovendo assim uma resposta ainda mais eficaz às necessidades da população”, ressaltou a perita-geral Andressa Boer Fronza.
 
Os municípios beneficiados por esses recursos incluem Balneário Camboriú, Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, Palhoça e São Miguel do Oeste. Este investimento significativo fortalece a capacidade da Polícia Científica em todo o estado de Santa Catarina para exames periciais mais detalhados e robustos.
 
“Hoje é um dia extremamente importante para Santa Catarina, onde o governo Jorginho Mello faz chegar à Polícia Científica uma série de equipamentos e de viaturas para aperfeiçoar ainda mais o trabalho que esta valorosa instituição vem desempenhando. Assim estamos valorizando o serviço policial em Santa Catarina, o Estado mais seguro do Brasil”, destaca o secretário adjunto da Segurança Pública de Santa Catarina, Flávio Graff.
 
Fonte: Governo SC 

JORNAL IMPRESSO
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024
26/04/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS