segunda, 20 de maio de 2024
Cultura
18/04/2024 | 14:25

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes

Quando artistas de diferentes segmentos, com olhares diversos e plurais sobre o fazer artístico, se encontram, a tendência é que a criatividade seja elevada à máxima potência e quem só tem a ganhar é o público, que pode contemplar momentos sublimes que só a cultura é capaz de proporcionar. É essa experiência que está sendo proposta pelo 1º Festival CRIE Foz do Itajaí, que acontece em Navegantes, entre os dias 25 (quinta-feira) e 28 (domingo) de abril. A programação é inteiramente gratuita e conta com apresentações musicais, sarau, palestra e oficinas de criação artística. A iniciativa do festival é do coletivo Da Cor do Canto.
 
A programação musical do evento terá dois dias de atrações. Na sexta-feira (26), a partir das 19h30, no Centro Integrado de Cultura (CIC) de Navegantes, ocorre a apresentação do grupo de cultura popular e capoeira Ecos de Santo Amaro e o show do projeto Da Cor do Canto com participação de Alegre Corrêa. No domingo (28), às 17h, acontece o Sarau de Composições, no Espaço Cultural Ecos de Santo Amaro, um momento para compartilhamento de música autoral, poesia, dança e artes visuais, reunindo artistas de diferentes cidades do litoral catarinense.
 
Outra parte importante do festival são as ações formativas no segmento cultural, que visam o fortalecimento da produção autoral na região. A programação inclui uma palestra com abordagem multidisciplinar sobre arte e cultura, com o músico Rafaelo de Goes, oficinas de criação musical e composição, mediada pelo multi-instumentista e compositor Alegre Corrêa, em seu primeiro módulo, e pelos músicos e compositores Cassiani Tasca, Rafaelo de Goes e Bernardo Flesch, no segundo módulo, e uma oficina de artes visuais com inspiração em composições de artistas regionais, ministrada pelos músicos artistas visuais Ricardo Batista e Wagner Kuhnen. A participação nas oficinas é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para participar, os interessados precisam se inscrever através deste link. 
 
Cassiani Tasca, produtora-geral do festival, destaca a importância de eventos dessa natureza para fortalecer o cenário artístico da região e criar pontes com artistas de outros lugares. “É uma felicidade poder reunir essas pessoas que se dedicam tanto à arte na região da Foz do Itajaí, aqui em Navegantes. Esse é um festival em que a gente espera muitas trocas de experiências e de olhares para o fazer artístico, especialmente sobre a criação e a composição. E, claro, contamos com o público para prestigiar os shows e as outras atividades, que estão sendo preparados com muito carinho”, assegura.
 
O Festival CRIE Foz do Itajaí é uma realização do coletivo Da Cor do Canto, composto por Cassiani Tasca, Rafaelo de Goes e artistas parceiros, com patrocínio da Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Cultural de Navegantes, através do Edital Vilma Mafra 2023, com apoio do Espaço Cultural Ecos de Santo Amaro, Centro Integrado de Cultura de Navegantes e CEU das Artes e Esportes Unificados de Navegantes.
 
O movimento CRIE Foz do Itajaí
 
O CRIE Foz do Itajaí é uma extensão do CRIE Clube de Compositores Catarinenses, projeto de formação de redes para o fomento da cena autoral do estado, idealizado e dirigido pelo reconhecido músico e compositor Alegre Corrêa, em Florianópolis. Desde o seu surgimento, há cerca de dois anos, o coletivo, que na região é liderado pelo coletivo Da Cor do Canto, promove saraus e encontros que visam fortalecer o cenário da produção musical autoral local.
 
Programação completa do I Festival CRIE Foz do Itajaí
 
- Quinta-feira (25/04), às 20h: Palestra “Arte, cultura que desabrocha: o mundial e o regional”, com Rafaelo de Goes;
- Onde: CEU das Artes e Esportes unificados - Rua Ver. José Flávio Soares, 135, Nossa Senhora das Graças - Navegantes (SC);
- Quanto: gratuito. Classificação: 12 anos. 
 
- Sexta-feira (26/04): 
- 13h - Credenciamento do evento;
- Das 13h30 às 17h30: Oficina Criação Musical - Módulo I, com Alegre Corrêa;
- Onde: Centro Integrado de Cultura Navegantes - Rua Maria Leonor da Cunha Rebello, 432, Centro, Navegantes (SC);
Quanto: gratuito. Classificação: 14 anos.
 
- Sexta-feira (26/04), às 19h30:
- Show Banda Ecos de Santo Amaro;
- Show Da Cor Do Canto convida Alegre Corrêa;
- Onde: Centro Integrado de Cultura Navegantes - Rua Maria Leonor da Cunha Rebello, 432, Centro, Navegantes (SC);
- Quanto: gratuito. Classificação: livre.
 
- Sábado (27/04):
- Das 9h30 ao meio dia: Oficina Desenhando o Som, com Ricardo Batista e Wagner Kuhnen;
- Onde: Espaço Ecos de Santo Amaro - Rua Félix Gaya, 298, Centro, Navegantes (SC);
Quanto: gratuito. Classificação: 12 anos.
 
- Das 14h às 18h: Oficina: Criação Musical - Módulo II, com Rafaelo de Goes, Bernardo Flesch e Cassiani Tasca.
- Onde: Espaço Ecos de Santo Amaro - Rua Félix Gaya, 298, Centro, Navegantes (SC);
Quanto: gratuito. Classificação: 14 anos.
 
- Domingo (28/04), às 17h: Sarau de Composições (música autoral, poesia, dança e artes visuais);
- Onde: Espaço Cultural Ecos de Santo Amaro - Rua Félix Gaya, 298, Centro, Navegantes (SC);
- Quanto: gratuito. Classificação: livre.

JORNAL IMPRESSO
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024
26/04/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS