segunda, 27 de maio de 2024
Geral
16/04/2024 | 11:12

Emissão da Carteirinha de Fibromialgia está disponível na Secretaria de Saúde de Camboriú

Os moradores de Camboriú que têm diagnóstico positivo para fibromialgia têm preferência nos atendimentos em todos os estabelecimentos públicos e privados do município. Para usufruir deste benefício é necessário emitir a Carteirinha de Fibromialgia, que é expedida pela Secretaria de Saúde. Os interessados em obter o documento podem se dirigir à sala da Atenção Primária à Saúde (APS), situada na sede da Secretaria, que fica na Rua Porto Alegre, n° 698, de segunda a sexta-feira.
 
São necessários os seguintes documentos para fazer parte do programa: laudo médico fechado realizado obrigatoriamente por um ortopedista ou reumatologista; documento oficial de identificação que conste o CPF; cartão do SUS; comprovante de residência; e foto 3×4 (atual). A carteirinha fica pronta em até cinco dias após a entrega da documentação. A validade do documento é de dois anos, sem limite de renovação.
 
Com o documento em mãos, as pessoas com fibromialgia podem utilizar a mesma fila que tradicionalmente é direcionada a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Tal decisão foi oficializada pela Lei Municipal N° 3.345/2021. Ela sujeita o infrator às seguintes penalidades: advertência, mediante notificação por escrito, na primeira infração; multa no valor de 3 UFM; e, caso haja reincidência, a multa será de 6 UFM.
 
A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor crônica em vários pontos do corpo, principalmente em tendões e articulações. Não se sabe ainda a causa do surgimento da doença, entretanto, desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.

JORNAL IMPRESSO
24/05/2024
17/05/2024
10/05/2024
03/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS