segunda, 22 de abril de 2024
Geral
01/04/2024 | 16:28

Primeira semana de abril será marcada pelo calor e por temporais isolados em Santa Catarina

O mês de abril inicia nesta segunda-feira (01), que será marcada pelo calor e possibilidade de temporais isolados em Santa Catarina, provocados pela combinação de calor e umidade. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. As temperaturas devem superar os 30°C no Litoral Sul, Litoral Norte e no Grande Oeste, com máximas podendo chegar aos 35°C em municípios do Extremo Oeste. 
 
Na terça-feira (02), uma frente fria oceânica aumenta a nebulosidade em Santa Catarina e favorece o desenvolvimento de temporais isolados pelo estado, mas o risco segue baixo para ocorrências. As temperaturas no período da tarde seguem elevadas, com máximas variando entre 30°C e 35°C no Grande Oeste e norte catarinense. A passagem da frente fria provoca rajadas de vento de quadrante sul nas áreas costeiras ao longo do dia, que podem variar entre 40 e 65 km/h.
 
Na quarta-feira (03), o dia inicia com predomínio de sol e tempo firme no estado. Entre a tarde e a noite, a combinação de calor e umidade podem provocar pancadas de chuva e temporais isolados entre o Extremo Oeste e os planaltos. Nestas áreas, o risco é baixo para ocorrências. As temperaturas máximas variam entre 30°C e 35°C no Grande Oeste e entre 25°C e 28°C nas demais regiões.
 
A partir da tarde de quinta (04), a formação de uma frente fria entre a Argentina e o Rio Grande do Sul fornecem condições para temporais isolados no estado, especialmente nas áreas de divisa com o RS. Na sexta-feira (05), a frente fria avança por Santa Catarina,  favorecendo o aumento de nebulosidade, a ocorrência de chuvas e de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. 
 
Recomendações para a população:
Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas. Evite atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros.
Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS