quarta, 24 de abril de 2024
Saúde
26/03/2024 | 19:59

Vila da Saúde já realizou quase 4 mil atendimentos a pacientes com suspeita de dengue

A Vila da Saúde de Itajaí completou uma semana de funcionamento nesta terça-feira (26). O espaço, localizado no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS), atende 24 horas por dia pacientes com suspeita de dengue. Até as 6h desta terça, 3.967 atendimentos foram realizados no local.
 
Com cerca de 3 mil metros quadrados de área, a Vila da Saúde conta com 10 consultórios médicos, 52 pontos de hidratação, consultórios de enfermagem, banheiros e recepção. A estrutura ficou pronta em 15 dias e foi montada com contêineres e estrutura de tendas.
 
“Neste espaço, o paciente com sintomas de dengue recebe todo atendimento e tratamento necessário, desde o acolhimento, consulta médica, assistência de enfermagem, hidratação, medicação até a coleta dos exames de diagnóstico. Essa dinâmica facilita o acesso e agiliza os atendimentos à população, que já sai do local com seu diagnóstico e tratamento encaminhados”, destaca Elieder Lopes, responsável pela Vila da Saúde.
 
O objetivo da estrutura é reduzir a demanda de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do CIS e do bairro Cordeiros. A partir das 17h, os três locais são pontos de referência para o atendimento de quem está com dengue. Já as unidades básicas de saúde nos bairros seguem com atendimento à demanda espontânea, sem agendamentos, das 7h às 17h.
 
"O atendimento foi bem tranquilo e rápido, eu cheguei e em pouco tempo fui atendido. Já passei por consulta, agora vou pegar a medicação. Fui bem atendido", comenta o paciente Julcemar Carvalho, que foi atendido na Vila da Saúde nesta terça.
 
A Vila da Saúde deve ficar ativa por um período de 90 dias. Atualmente, Itajaí registra 2.837 casos confirmados de dengue e nove óbitos em decorrência da doença. Os bairros mais afetados são Cordeiros/Murta, Barra do Rio/Imaruí, Cidade Nova e São Vicente.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS