segunda, 22 de abril de 2024
Saúde
22/03/2024 | 13:23

PENHA: Vacina contra gripe estará disponível para grupos prioritários a partir de segunda-feira (25)

A campanha nacional de vacinação contra influenza (gripe) terá início nesta segunda-feira (25), para todos os grupos prioritários. A imunização estará disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Penha (listagem dos horários de cada UBS disponíveis no fim da matéria), sem a necessidade de agendamento. A vacinação segue até o dia 31 de maio.
 
Os grupos prioritários para a campanha são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; trabalhador da saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; quilombola; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.
 
“O objetivo da imunização é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, sendo uma vacina segura que evita óbitos. Importante que as pessoas tragam consigo a caderneta de vacinação para atualização do registro”, pontua a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaine Luci Spricigo, destacando que o dia D de vacinação está programado para o dia 13 de abril.  
 
O objetivo no município é imunizar 12.675 pessoas do grupo prioritário – posteriormente, ainda sem data definida, a vacinação ficará disponível para toda a população. As UBS’s do Nossa Senhora de Fátima, Cohab, Santa Lídia e São Cristóvão funcionam das 08h às 17h, e as UBS’s Central, Mariscal, Gravatá e Armação funcionam em horário estendido: das 07h às 19h.
 
 INFLUENZA
 
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
 
A identificação do vírus influenza ocorre durante todo o ano no Brasil, com a dispersão aumentando rapidamente em algumas estações do ano. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
 
TÉTANO
 
Além da vacinação da gripe, o estado de Santa Catarina realiza campanha com os municípios para oferecer vacinas de tétano e difteria (dT) para indivíduos maiores de 7 anos e vacinas contra difteria, tétano e coqueluche acelular (dTpa) para os grupos indicados conforme Instrução Normativa Referente ao Calendário Nacional de Vacinação 2024.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS