quinta, 18 de abril de 2024
Cultura
21/03/2024 | 20:44

Roda de conversa pauta panorama histórico dos Salões de Arte de Itajaí

Um diálogo entre diferentes gerações de artistas, curadores, ex-coordenadores e com a própria comunidade integra a programação do 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí neste fim de semana. Sábado (23), às 15h, no Salão Nobre do Museu Histórico, ocorrerá uma roda de conversa sobre o panorama histórico dos Salões de Arte da cidade. A atividade é gratuita e aberta ao público interessado.
 
O Salão Nacional de Artes de Itajaí foi criado em 1992 e anteriormente chamava-se Salão de Artes Cidade de Itajaí. Ao longo de seus mais de 30 anos de história, a iniciativa se firmou como um importante espaço de circulação, difusão e projeção de artistas visuais no Estado e no Brasil. É bienal e, atualmente, é o Salão mais antigo em Santa Catarina, que não teve sua realização interrompida.
 
Pensado por artistas em parceria com a gestão pública, o Salão sempre buscou refletir os anseios da classe em um movimento contínuo de projetar artistas locais no cenário nacional. Ao mesmo tempo, traz para a própria cidade nomes já consolidados no país.
 
A artista Lúcia Mendes foi uma das idealizadoras do Salão e integra a comissão curatorial desta edição do evento. Ela participará e fará a mediação do diálogo de sábado, que contará com a participação de artistas autores de trabalhos selecionados em edições anteriores e pessoas que atuaram na coordenação da iniciativa. Entre os nomes já confirmados, destacam-se: Márcia D’Avila, Ana Fogaça, Marilina Bernal, Oara de Jesus, Ângela Peyerl, Silvana Rocha, Eunice Araújo, Ane Fernandes, Joel Rocha, Luiz Cláudio, Letícia de Mello e Osmar Domingos.
 
Sobre o Salão Nacional de Artes
 
O 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí iniciou no dia 15 de março e segue até 13 de abril em espaços culturais da cidade, com diversas atividades gratuitas ao longo de um mês. Há exposição com trabalhos de artistas de diferentes regiões do Brasil, oficinas, rodas de conversa, fórum, formação para docentes, feira de artes visuais e mediações educativas. Confira a programação completa, o horário de funcionamento dos espaços expositivos e outros detalhes aqui.
 
SERVIÇO
23 de março (Sábado), das 15h às 18h
Roda de conversa: Panorama histórico dos Salões de Arte de Itajaí, com artistas e coordenadoras itajaienses
Local: Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí - Rua Hercílio Luz, nº 681, Centro
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS