segunda, 22 de abril de 2024
Geral
20/03/2024 | 18:05

Univali recebe deputada argentina para debate sobre as Malvinas

O encontro de abertura do grupo de estudos Paideia International, vinculado ao curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), discutirá na próxima segunda-feira, 25, o tema “A questão das Malvinas: ontem e hoje”. O evento acontece no campus Itajaí e terá como convidada especial a deputada nacional da Argentina, Roxana Monzón. 
 
O debate resulta de uma parceria entre a Univali e a Universidade Nacional de Quilmes (Argentina) e tem início às 17h30. O encontro acontece de forma híbrida, com atividade presencial no auditório do bloco D1 e transmissão virtual, em tempo real, pela plataforma Teams. A participação é gratuita e aberta ao público em geral. 
 
O professor do curso de Direito e Relações Internacionais da Univali, Tarcísio Meneghetti, explica que neste semestre a proposta do grupo de estudos será o debate de questões relacionadas aos conflitos internacionais. Na estreia, participam da mesa a deputada Monzón e o especialista na área de Estudos Estratégicos Internacionais, professor Rodrigo Milindre. A coordenação e mediação dos debates será realizada pelo professor Ricardo Boff, especialista em Relações Internacionais.
 
“Na ocasião, os palestrantes vão debater o tópico e apresentar as suas perspectivas acerca do assunto. A deputada nacional tratará sobre a questão das Malvinas e sua relação com aspectos atuais da política na Argentina. Já o professor Rodrigo Milindre, cuja tese de doutorado foi sobre as Malvinas, deve discorrer sobre as questões técnicas envolvendo o tema. Ao fim da fala, os ouvintes terão a oportunidade de trazer suas dúvidas e apontamentos para o debate”, adianta Meneghetti, que também é coordenador do grupo de pesquisa e extensão Paideia.
 
As inscrições para participar do evento estão abertas no site univali.br/eventos. A atividade vale como certificação de horas complementares para os estudantes da Univali.
 
Sobre o Paideia
 
O grupo de pesquisa e extensão Paideia possui parceria com o curso de Relações Internacionais, do qual surgiu o Grupo Paideia International, que busca oferecer um espaço de desenvolvimento do pensamento crítico em questões fundamentais da atualidade, trazendo diferentes pesquisadores com suas perspectivas de abordagem. 
 
Especialmente neste semestre, o Paideia International vai abordar o tema “Conflitos e Estratégias nas Relações Internacionais”. Assim, o grupo nasce com o objetivo de debater temáticas contemporâneas das relações internacionais e suas implicações políticas, sociais, econômicas, entre outras. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS