segunda, 22 de abril de 2024
Geral
13/03/2024 | 09:14

Governo do Estado recebe empresários alemães interessados em investir na economia verde

Fotos: Richard Casas / GVG
 
O Governo do Estado iniciou tratativas com uma delegação alemã interessada em investir em energia renovável e economia verde em Santa Catarina. Os empresários europeus, liderados por Peter Von Bohlen Und Halbach, fundador e sócio da VBH, debateram o assunto com a vice-governadora Marilisa Boehm na manhã desta quarta-feira , 13, em Florianópolis.
 
“Foi de grande valia esse primeiro encontro. Uma reunião importantíssima com os alemães, que trouxeram vários projetos que nós podemos absorver aqui em Santa Catarina. E também poderemos fazer parcerias com eles trazendo empresas para o estado”, avaliou a vice-governadora.
 
O secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, explicou que o Estado tem outros projetos para investimento que combinam com o que os empresários alemães procuram, como transição energética, aproveitamento de resíduos e biomassa, por exemplo. “E o modelo que foi sugerido aqui hoje para trabalharmos o meio ambiente e a economia verde tem uma combinação excelente com a modelagem que a gente previa. Houve um alinhamento muito bom. Nós, muito provavelmente, começaremos rapidamente com um projeto-piloto na área de crédito de carbono. Incluindo o PSA, que é o Pagamento por Serviços Ambientais. Isso significa que vamos ter um alcance muito grande em um dos pontos do Plano de Governo, que é o Mais Verde, cuja intenção é mostrar que Santa Catarina é fortemente um estado sustentável”, explicou.
 
Rodrigo Carrijo Lino, representante do grupo alemão no Brasil, destacou que o projeto é “uma excelente iniciativa”. Ele relatou ainda que é algo com muito potencial para uma eventual ação conjunta. Segundo Froehner, uma reunião técnica para debater o assunto é o próximo passo da negociação.
 
O secretário do Meio Ambiente e Energia Verde, Ricardo Guidi, considerou a reunião produtiva principalmente pelo interesse dos europeus na comercialização de créditos de carbono. “É algo que a gente já vinha discutindo no âmbito da secretaria, iniciando um processo para que a gente possa certificar inicialmente os nossos parques estaduais. E com os recursos da venda dos créditos de carbono, a gente poderá fazer Santa Catarina mais verde com o PSA, no qual os recursos podem ser utilizados para os agricultores que preservam as suas nascentes e cursos d´água”, afirmou.
 
Tanto Halbach quanto o outro sócio da VBH, Peter Eck, se mostraram impressionados com o fato do estado ser o 6º maior PIB do Brasil tento apenas 1% do território nacional. “Estou feliz por estar em Santa Catarina pois aqui está o futuro”, disse o chefe da delegação para a vice-governadora.
 
A vinda dos alemães a­ Florianópolis, salientou Marilisa Boehm, é fruto da participação do Estado na 28ª reunião anual das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP28, realizada nos Emirados Árabes, no segundo semestre de 2023. “Eles gostaram da proposta de Santa Catarina e avaliaram que o Estado tem uma posição muito sólida sobre a economia verde, sempre valorizando as questões ambientais”, concluiu.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS