terça, 23 de abril de 2024
Cultura
14/03/2024 | 20:08

Agê Pinheiro é homenageado com Sala Especial no Museu Histórico durante o 16º SNAI

Agê Pinheiro é homenageado no 16º Salão Nacional de Artes (SNAI) com uma Sala Especial anexa ao Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí. Trabalhos do artista, falecido em 2023, estarão expostos e em destaque no evento que abre nesta sexta-feira (15), às 19h, na Casa da Cultura Dide Brandão, e segue com atividades gratuitas até o dia 13 de abril. A Sala Especial Agê Pinheiro ficará aberta à visitação gratuita de terça a sexta-feira das 8h30 às 18h30, e aos sábados das 9h às 13h.
 
Agê usou a técnica mista na produção das obras expostas, tinta acrílica com técnicas de relevo, nanquim e materiais diversos. Além disso, seu trabalho coloca em destaque tradições folclóricas, o contexto cultural da cidade e cenas do cotidiano.
 
“Agê Pinheiro perpetuou em traços, formas e cores o atento olhar do historiador e do artista. Em suas obras, o nanquim sutilmente delineado em conchas clama pela conservação do patrimônio histórico e cultural de Itajaí. Em poéticas metáforas, pipas/peixes, corpos e barcos que permeiam suas obras percorrem multicoloridas e soltas, tortuosos rios, na sua constante inquietação criativa”, afirma a artista Lúcia Mendes, uma das idealizadoras do 16º SNAI, que nesta edição também integra a comissão curadora do evento.
 
Sua obra "Latitude", de 1996, compõe a mostra e também está no Projeto Destaque do Mês, do Museu Histórico.
 
Sobre o artista homenageado
 
Agê Pinheiro (1967-2023, Itajaí/SC) foi artista plástico, historiador e professor. Com vasta produção artística, participou de diversas exposições coletivas e individuais, e teve 11 premiações em salões de arte. Participou de várias edições do Salão Nacional de Artes de Itajaí, atuou como curador na 6ª edição e teve seu reconhecimento popular na 7ª edição. Ativo também na construção de políticas públicas para cultura, foi membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí e diretor do Museu Histórico de Itajaí.
 
Sobre o Salão Nacional de Artes
 
O 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí ocorrerá de 15 de março a 13 de abril em espaços culturais da cidade. Serão diversas atividades gratuitas ao longo de um mês, pensadas para públicos distintos, artistas e comunidade em geral – desde a primeira infância até a melhor idade. Haverá exposição com trabalhos de artistas de diferentes regiões do Brasil, oficinas, rodas de conversa, fórum, formação para docentes e mediações educativas.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS