quinta, 18 de abril de 2024
Educação
13/03/2024 | 15:58

Inscrições para o programa Universidade Gratuita iniciam nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira, 14, o período de inscrição para o programa Universidade Gratuita. Os acadêmicos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) devem requerer a concessão ou a renovação do benefício por meio de cadastro no sistema da Secretaria Estadual da Educação. 
 
Após a realização da inscrição, os estudantes devem postar a documentação comprobatória no Portal do Aluno Univali. Para os casos de renovação o prazo segue até 20 de março e para a concessão de novas bolsas até 26 de março. As orientações para postagem de documentação e comprovação de informações estão disponíveis em www.univali.br/universidadegratuita.  
 
Para concorrer a uma bolsa, o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação e ter renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos para os estudantes do curso de Medicina e quatro salários mínimos para os estudantes dos demais cursos. O programa vai beneficiar os estudantes nascidos em Santa Catarina ou que estejam morando no Estado há pelo menos 5 anos, a contar da data do ingresso na Univali. 
 
Com a publicação do Decreto nº 450 em janeiro, os recursos da assistência financeira passaram a ser exclusivos para estudantes matriculados em cursos presenciais. Além disso, o índice de carência (IC) passou a ser calculado de forma diferente.
 
“A partir de agora a despesa familiar mensal com transporte coletivo para fins de estudo e o valor dos bens do grupo familiar serão utilizados como critérios para o cálculo do índice de carência (IC). Outra mudança neste primeiro semestre de 2024 está na classificação dos estudantes, que passa a ser feita exclusivamente com base no IC”, explica a coordenadora de Atenção ao Estudante, Fátima Catarina Barbi. 
 
A previsão é de que a concessão dos benefícios aconteça entre os dias 10 e 22 de abril. Os contemplados irão receber os valores retroativos das mensalidades já pagas neste primeiro semestre de 2024.
 
Em contrapartida, os alunos precisam retribuir com 20 horas de trabalho na sua área de formação para cada mês que receberem o benefício, durante o curso ou até dois anos depois de se formar. 

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS