segunda, 22 de abril de 2024
Geral
08/03/2024 | 15:13

110 anos de história: Moradora centenária de Camboriú celebra mais um Dia da Mulher

No dia 08 de março é comemorado em todo mundo o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970, mas a luta das mulheres em busca de direitos e ocupar seus espaços começou muito antes. A vida de Dinartina de Oliveira é a prova viva dessas batalhas. Nascida há 110 anos atrás, a moradora de Camboriú presenciou diversas mudanças que envolvem o mundo e a forma que as mulheres são tratadas.
 
Dona Dinartina é natural de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas há 24 anos escolheu Camboriú para ser a sua morada. Sua data de nascimento atravessa séculos, ela nasceu no dia 30 de agosto de 1913. A idosa, mãe de três filhos e com vários netos e bisnetos, sempre foi muito ativa. Dinartina frequentou por vários anos o Grupo da Terceira Idade Raio de Sol, também participava de aulas de danças e cultivava o gosto pela caminhada e exercícios físicos.
 
Apesar do passar dos anos, o cuidado com o corpo não mudou. Nesta terça-feira, dia 7, ela recebeu em sua residência uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do CAIC, para uma visita domiciliar. A moradora centenária do distrito do Monte Alegre esbanjou simpatia e as profissionais da Saúde foram recebidas com muita alegria. Dona Dinartina apresenta boa comunicação e se locomove com o auxílio de um andador.
 
“Aparentemente ela está bem, Ela se comunica, ela entende o que a gente fala, fiz várias perguntas sobre alimentação, sobre os cuidados de higiene e ela respondeu tudo bem tranquilamente. Viu quando o carro da saúde passou pela rua, ela estava sentadinha na varanda com a filha”, comenta a técnica de enfermagem, Angélica Thais Plautz, que participou da visita ao lado da médica Inês Maria Castello Gonzalez.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS