Com o objetivo de ampliar as possibilidades de ler, conviver e partilhar os espaços, os materiais e os encontros, a Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior retomou, nesta terça-feira (05), o projeto de leitura “Ler e conviver na biblioteca: encontro de gerações 2024”. A reabertura contou com a participação da diretora da biblioteca, Elaine Cristina da Silva Martins, que fez a leitura do livro “O Caso do Ovo de Forma”, de André Soltau, para alunos da Escola Básica José Medeiros Vieira, do bairro São Vicente.
“André Soltau é um autor local e, a partir da obra dele, debati com os alunos a possibilidade de se escrever em família, uma vez que André escreveu a obra junto com os filhos quando eram pequenos. Também falamos sobre a potência da diversidade, com relação às diferentes formas”, explica a diretora da biblioteca, Elaine Cristina da Silva Martins.
Os encontros ocorrem quinzenalmente, nas terças-feiras às 9h, nas quintas-feiras às 14h, e aos sábados às 10h. Na próxima quinta-feira (07), o projeto contará com a leitura do Corpo de Bombeiros e no sábado (09), será a vez de um representante da Codetran. Ainda durante o mês de março, farão parte do projeto, o Instituto Itajaí Sustentável – INIS (19); Guarda Municipal (21) e o professor, escritor e contador de histórias Jorel Kulik, no sábado (23).
Em 2023, ano em que iniciou o projeto, a biblioteca registrou a participação de servidores do Corpo de Bombeiros, da Codetran, da Guarda Municipal, além do vice-prefeito de Itajaí Marcelo Sodré, professores, escritores e até jogadores do Marcílio Dias.
Melhor fevereiro da história
A Biblioteca Municipal comemora mais um excelente resultado. Depois de registrar um aumento de mais de 60% no número de empréstimos e consultas a livros em 2023, agora o espaço apresenta o melhor fevereiro da história. Se comparados os meses de fevereiro de 2023 com 2024, o acréscimo no número de reservas foi de 93,10% (29 em 2023 – 56 em 2024) e de empréstimos, 33,58% de aumento (1906 em 2023 – 2546 em 2024).
Os índices registrados durante o mês de fevereiro de 2024 são os melhores desde a inauguração da biblioteca. Em fevereiro de 2001, por exemplo, foram emprestados 593 livros e não houve registro de reservas.
Fonte: Secom Itajaí