quinta, 18 de abril de 2024
Saúde
04/03/2024 | 18:31

Dicas da Saúde de Camboriú: hidratação é a melhor aliada no tratamento da dengue

Caso esteja com febre alta (acima de 38,5 °C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça ou manchas vermelhas no corpo, tome cuidado pois pode ser dengue. O alerta é necessário pois apenas neste início de ano a Secretaria de Saúde de Camboriú já oficializou 61 casos positivos para a doença no município. Caso o morador sinta algum sintoma, ele deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e iniciar a hidratação imediata.
 
O volume indicado pelo Ministério da Saúde para essa hidratação, é de 60 mililitros (ml) de líquido por quilo (kg). Por exemplo, uma pessoa com 60 kg deverá ingerir cerca de 3,6 litros por dia. O mais indicado para o caso de dengue é a água pura e pode ser reforçada com água de coco, suco, chá, isotônico e soro. Para fazer o soro caseiro, basta diluir uma colherzinha (de café) com sal e duas colheres (de sopa) com açúcar em um litro de água potável (filtrada ou fervida).
 
Não existe remédio para a dengue e o município de Camboriú ainda não foi contemplado com vacinas contra a doença. Portanto, a hidratação aliada com repouso, alimentação saudável e medicamentos contra febre e dor, que devem ser prescritos pelo médico respeitando as particularidades de cada caso, são as melhores formas de tratar a dengue.

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS