quarta, 24 de abril de 2024
Geral
23/02/2024 | 11:01

PENHA: Pesca e Saúde orientam pescadores sobre combate à dengue

A Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Pesca e Agricultura e Secretaria de Saúde, intensifica as ações de orientação e conscientização de pescadores e trabalhadores da pesca contra mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika. Nesta quinta-feira (22), as equipes reforçaram com o público-alvo a prevenção da doença e a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito nas embarcações.
 
As abordagens aconteceram na Praia do Cascalho e Praia de Armação do Itapocorói (Beco dos Pescadores e Trapiche). O Secretário de Pesca e Agricultura, Rubens João de Souza Filho, destaca a importância da ação.
 
“Distribuímos panfletos informativos e reforçarmos a importância de manter as bateiras viradas para baixo, evitando assim o acúmulo de água e eliminando os criadouros dos mosquitos”, pontua, destacando que serão realizadas mais ações de conscientização e orientação conforme a demanda.
 
O Secretário de Saúde de Penha, Rodrigo Medeiros, explica que as regiões das embarcações já são pontos estratégicos da equipe do Programa de Dengue do município.
 
“Nossa equipe realiza a vistoria a cada 14 dias nesses pontos e inclusive já fizemos aplicação de fludora nos barcos. Porém, para termos total sucesso na redução dos focos e casos, precisamos da população permitindo as visitas domiciliares e fazendo a sua parte na eliminação de depósitos”, finaliza.
 
 
 
SINTOMAS E COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
 
Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento médico o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.
 
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo e facilite a entrada dos agente endêmicos nos imóveis.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS