terça, 27 de fevereiro de 2024
Geral
08/02/2024 | 16:47

Saúde de Camboriú realiza ações na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Nestes primeiros dias do mês de fevereiro, foi celebrada a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, entre os dias 1º e 8. A taxa mundial de gravidez adolescente é estimada em 46 nascimentos para cada 1 mil meninas de 15 a 19 anos, isso mostra a necessidade de debater esse assunto. A Secretaria de Saúde de Camboriú durante esses dias e em todo o mês de fevereiro realizará atividades que abordam essa temática nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em escolas do município.
 
As ações fazem parte da Campanha do Fevereiro Pink. As atividades contam com a atuação dos servidores da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).
 
A desinformação sobre saúde e o uso de métodos contraceptivos, podem fazer jovens enfrentarem riscos de gestação não planejada. A falta de conhecimento sobre saúde reprodutiva contribui para esse cenário.
 
Questões emocionais e sociais também desempenham papel determinante, com impactos como interrupção da educação e aumento da vulnerabilidade socioeconômica. Essa realidade coloca em risco a saúde tanto da adolescente quanto do bebê, especialmente em famílias de baixa renda.
 
Ações nas escolas:
 
Durante a segunda metade do mês de fevereiro e o início de março, essas equipes promoverão palestras com alunos do 9° ano e do Ensino Médio, com encontros direcionados a jovens a partir de 14 anos. Já nas UBSs, as atividades contarão com a distribuição de materiais informativos e orientações em sala de espera sobre as temáticas do mês.
 
Durante os encontros nas escolas, serão abordados temas relacionados aos aspectos fisiológicos, sociais e financeiros que envolvem uma gravidez indesejada, principalmente na adolescência. As atividades também contarão com reflexões sobre o uso de drogas, álcool, posicionamento das famílias e a responsabilização sobre as escolhas. Por fim, serão repassados aos alunos conhecimentos sobre métodos contraceptivos e ISTs.

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS